Comunidade Surda recebe homenagem na Câmara Municipal
28 de setembro de 2022

'}}

Comunidade foi homenageada em reconhecimento público pelos desafios e esforços diários travados

A Comunidade Surda foi homenageada na Reunião Ordinária de ontem, 27/9, na Câmara Municipal de Viçosa, pelo requerimento nº 039/2022, de autoria do vereador Gilberto Brandão (Avante). Na ocasião, estavam presentes a presidente da Associação dos Surdos de Ponte Nova e região (ASPON), Jéssica Gabriela, e o professor Wilson Pereira, que receberam a placa de homenagem em reconhecimento público pelos desafios e esforços diários travados pela comunidade surda.

Na foto, o professor Wilson, o vereador Gilberto Brandão (Avante) e a presidente da ASPON, Jéssica Gabriela. Imagem/Câmara Municipal

Muito honrado, o vereador Gilberto Brandão justificou a homenagem parabenizando o trabalho que os intérpretes desempenham. Para ele, esses profissionais levam a mensagem aos surdos por meio da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e isso possibilita uma maior inclusão desse grupo na sociedade.

Na ocasião, o professor Wilson Pereira discursou em Libras e agradeceu imensamente a homenagem recebida. Ele aproveitou para agradecer a todos que apoiam a causa e citou o ex-prefeito, Ângelo Chequer, e a ex-presidente da Câmara, Marilange Santana, pois foi no mandato deles que se conquistou os cargos de intérprete e de professor de Libras na rede municipal de educação.

Além disso, Wilson sugeriu três propostas, são elas: a luta pela central de interpretação de libras em Viçosa, para viabilizar a independência da comunidade surda em locais como bancos e hospitais; a obrigatoriedade de inserir na matriz curricular municipal a disciplina de Libras para que todos os estudantes possam compreender, e ainda, a educação bilíngue para as crianças surdas, sendo de extrema importância.

Na oportunidade, o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), agradeceu aos participantes e ao vereador Gilberto Brandão, e ressaltou o interesse dos parlamentares em estar propondo um Projeto de Lei, caso constitucional, para que as propostas e reivindicações sejam atendidas.

Continue lendo mais notícias