Cleitinho (PSC) derrotou Alexandre Silveira (PSD); candidatos tiveram 41,52% e 35,79% dos votos, respectivamente
Cleitinho Azevedo (PSC) foi eleito senador por Minas Gerais. Com 100% dos votos válidos apurados, o apoiador de Jair Bolsonaro (PL) teve 4.268.193 votos, o que corresponde a 41,52%. O primeiro suplente de Cleitinho é Alex Diniz (PSC). O segundo é Wander de Sousa (PSC).
Cleitinho vai compor, a partir de 2023, o trio de senadores por Minas Gerais junto com Rodrigo Pacheco (PSD) e Carlos Viana (PL). No Senado, diferentemente da Câmara, os mandatos duram oito anos. Por isso, os senadores Carlos Viana e Rodrigo Pacheco, que iniciaram no cargo em 2019, ficam no senado até 2027. Já o mandato de Cleitinho se encerrará em 2031.
Em Minas, nove candidatos concorreram à vaga. Em todo o país, 27 vagas estavam em disputa.
Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Alexandre Silveira, o segundo candidato mais votado, não teve desempenho suficiente nas urnas para permanecer no cargo. Cleitinho, por sua vez, contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa por uma vaga no Senado.
Cleitinho nasceu em Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. Em 2016, ele foi eleito para seu primeiro mandato como vereador na cidade. Já em 2019 teve início o seu primeiro mandato como deputado estadual.
Informações G1