Viçosa: coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres reativa Comitê
6 de outubro de 2022

'}}

Na tarde desta quarta-feira, 5, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres sediou uma reunião que teve como pauta a reativação do Comitê de Acompanhamento do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. A iniciativa foi da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabrielle Wakim, órgão ligado à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, da Prefeitura de Viçosa.

O Comitê de Acompanhamento do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência é composto por representantes das Instituições parceiras que integram a Rede Protetiva. De acordo com Gabrielle, o Comitê está sendo reativado e faz parte da agenda de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em Viçosa. A coordenadora disse que, a partir da reativação do Comitê, seus membros passarão a se reunir mensalmente e o próximo encontro está marcado para o dia 26 de novembro.

Segundo a coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, a Rede Protetiva faz referência ao conjunto de ações e serviços de diferentes setores - em especial da Assistência Social, da Justiça, da Segurança Pública e da Saúde – com foco na ampliação e na melhoria da qualidade do atendimento; na identificação e no encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e na integralidade e humanização do atendimento. O comitê tem como objetivo, também, a promoção do desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento das mulheres e seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

Também participaram da reunião, a estagiária da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Silvia Gabrielle Fernandes; a coordenadora geral do Programa Casa das Mulheres, Cristiane Magalhães; a supervisora e a orientadora do Eixo Atendimento do Programa Casa das Mulheres, respectivamente, Williany Martins de Oliveira e Kesia Tosta; a delegada da Mulher da Delegacia da Polícia Civil de Viçosa, Clarisse Machado; a escrivã da Polícia Civil, Raquel Beatriz Alves de Freitas; os cabos Uelinton Macedo e Rosilene do Carmo Ferreira, da Patrulha de Prevenção à Vítimas de Violência Doméstica da Polícia Militar; a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Thalita Rody, representante do CTA (Centro de Tecnologias Alternativas); a secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Débora Madeira, representante da Universidade Federal de Viçosa; a chefe da Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa, Marisa Lopes e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura de Viçosa, Elza Maria Vieira Demian.

Fonte: PMV

Clique AQUI e leia mais matérias.