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Convênio entre prefeitura e UFV vai levar projeto de mobilidade a ruas de Viçosa
14 de outubro de 2022

Projeto de mobilidade urbana será aplicado na Castello Branco e em outros 13 pontos críticos da cidade.

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso assinou, nesta quinta-feira, 13, um acordo de parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O documento prevê a implementação de sete projetos a serem aplicados em 13 pontos críticos de mobilidade urbana em Viçosa, sendo o primeiro deles referente a melhorias na Avenida Marechal Humberto Castello Branco. Pelo convênio, com duração de 12 meses, o Município de Viçosa desembolsará cerca de R$240 mil, com a elaboração da primeira etapa devendo acontecer em até 60 dias.

Segundo o secretário municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos, os projetos incluem sinalizações horizontal, vertical e semafórica, além de elaboração de obras de infraestruturas viária e cicloviária para algumas vias urbanas apresentadas pelo Geoplam (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente ) e pela Diretran (Diretoria de Trânsito). Ao final do projeto, dividido em sete etapas, o município poderá solucionar parte dos problemas de tráfego nas principais vias de Viçosa, modificando parte do cenário atual e cumprindo o que rege o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), aprovado em 2020.

Diferentemente do que foi noticiado nesta semana, o acordo só não foi aprovado anteriormente devido ao atraso no retorno das aulas presenciais na UFV, o que inviabilizou parte da tramitação do projeto na instituição. Para o secretário, o convênio é histórico para toda a população. “O que temos aqui são ações viáveis para o município que podem contribuir para um trânsito melhor na cidade. O importante é que todos, desde pedestres até motoristas e motociclistas, possam trafegar com segurança”, afirmou.

O diretor de Trânsito, Renaldo Faria, comemorou a celebração do acordo e lembrou ainda que as ações serão feitas paralelas às ações de acessibilidade já iniciadas. “Viçosa terá, em breve, uma rota central acessível aos deficientes visuais, semáforos que já funcionam com botoeiras e vias principais com fluxo controlado, além de um projeto para ciclofaixas em sequência ao que já existe com sucesso na própria UFV”, comentou.

Informações PMV

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