Começa a construção de Rede Pluvial na rua Marly Azevedo
19 de outubro de 2022

'}}

Medida tem objetivo de amenizar impactos dos período de chuvas, decorrentes do um grande volume de água escoada pelo morro

Foi iniciada hoje, 19/10, a construção da Rede Pluvial na Rua Marli Azevedo, no bairro Maria Eugênia, em Viçosa. A Prefeitura de Viçosa e o Cimvalpi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga) estão executando a intervenção que é uma reivindicação antiga dos moradores. No local, durante o período de chuvas, era comum ser registrado um grande volume de água que descia carregando tudo que encontrava pela frente pelo fato da via estar em uma área de grande declividade.

Orçamento do contrato da obra é de R$491.048,24 e tem prazo de execução de 60 dias. Fonte: PMV


Para resolver a questão, serão construídos 600 metros de rede pluvial, com manilhas de 80 cm, e diversas bocas de lobos. Nelas serão acopladas as manilhas que receberão as enxurradas que serão direcionadas a uma rede pluvial existente na rua Álvaro Gouveia. Diante disso, parte da rua Álvaro Gouveia ficará interditada por cerca de 25 dias e, posteriormente, a rua Marli Azevedo ficará interditada por 40 dias.


De acordo com o Chefe do Departamento de Fiscalização de Obras de Pavimentação, André Luís Silva Ricardo, a obra foi iniciada nesta segunda-feira e a empresa responsável pela execução é a Conterplan, de Mariana. André destaca que a primeira etapa da obra será na Rua Álvaro Gouveia.

“Nesse momento será feita a retirada dos bloquetes da Álvaro Gouveia e a alocação deles do lado das casas, mas deixando desimpedida as calçadas e as garagens”, explica.


José de Arimathéa Marques, secretário de Obras e Serviços Urbanos, destaca que há um funcionário do SAAE à disposição, para que caso haja o rompimento da rede de esgoto, ele possa fazer a manutenção o mais breve possível. Além disso, o secretário evidencia que a terra que está sendo escavada vai ser colocada do lado oposto da linha e que a intenção é fazer o mínimo possível de transtorno, evitando poeiras nas casas. “Queremos fazer o mínimo de tumulto possível”, pontua.

O diretor de Trânsito, Renaldo de Faria, ressalta que o setor pretende fazer a sinalização ao longo da escavação, sendo liberado uma parte da via para motos, bicicletas e pedestres.


De acordo com o prefeito, Raimundo Nonato Cardoso, este trabalho faz parte de uma série de ações de manutenção preventiva, que visa evitar problemas recorrentes na época das chuvas. Recentemente, moradores da citada rua estiveram no gabinete do prefeito quando foi apresentada a demanda, prontamente atendida pela administração municipal.

Informações PMV

Continue lendo as matérias