O objetivo do encontro foi o de levantar informações sobre as possibilidades e limitações do município para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Na tarde da última quinta-feira, 27/10, foram feitas discussões, na Casa do Empresário, para a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico para o município. A iniciativa foi da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Fazenda.
A primeira reunião contou com uma palestra do consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Marcelo Mourão Coutinho, falando sobre o projeto “Viçosa é um bom lugar de se investir”.
O objetivo do encontro foi o de levantar informações sobre as possibilidades e limitações do município para o desenvolvimento econômico, social e ambiental e, a partir daí, formar um grupo de trabalho que atuará diretamente na construção do programa.
De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza, a ideia é criar uma ferramenta que possa prever um plano de desenvolvimento econômico municipal, para os próximos 10 anos, com a participação do Poder Público, do Setor Produtivo e da Sociedade Civil Organizada, como validadores de um planejamento ordenado e norteador dos projetos e ações. A intenção é fazer com que Viçosa se torne um município mais próspero e com plenas condições de oferecer um ambiente favorável aos negócios.
O programa consiste em preparar o ambiente interno do Poder Executivo Municipal para a melhoria do campo de negócios (formalização de empresas e Lei de Liberdade Econômica); elaborar, em conjunto com o Poder Público, Setor Produtivo e com a Sociedade Civil Organizada de Viçosa, o projeto “Viçosa é lugar bom de se investir”; e institucionalizar o monitoramento e execução do programa para que seja assegurada a sua continuidade, independentemente, da alternância de comando na gestão municipal.
Participaram também da reunião, o vice-prefeito de Viçosa, Luís José de Arruda Alves (Tilu); a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia, Rita Rodrigues; o chefe do Departamento de Desenvolvimento, Carlos Henrique Jacob Pinto Coelho; a chefe da Sala Mineira de Desenvolvimento, Luisa do Carmo; o vereador Rogério Fontes; o analista técnico do Sebrae da Regional da Zona da Mata, Galvão Emerick; o presidente da Casa do Empresário, Julismar Marques; a agente de inovação do Sebrae; Fernanda Oliveira; o presidente do Rotary Clube de Viçosa Cidade Universitária, José Geraldo Santana; o representante da Univiçosa, Mateus Vieira e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seção Viçosa, Dênis Francis.
Com informações da Prefeitura Municipal de Viçosa