UBS’s de Viçosa têm exames gratuitos em mês de combate ao câncer de próstata
10 de novembro de 2022

'}}

Serão atendidos homens acima de 50 anos e serão ofertadas 100 cotas para cada equipe de atenção primária, totalizando 2 mil exames de sangue para detecção da doença

Em alusão ao "Novembro Azul", durante este mês serão ofertados exames de PSA (para identificar o câncer de próstata) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. A Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Viçosa, vai realizar ações de conscientização na cidade.

Todas as UBSs estão preparadas para encaminhar o paciente para fazer o PSA. Além disso, as unidades oferecem Salas de Espera com equipes interativas para um bom bate-papo sobre esta iniciativa tão importante.

Segundo o secretário de saúde, Rainério Fontes, serão atendidos homens acima de 50 anos e serão ofertadas 100 cotas para cada equipe de atenção primária, totalizando 2 mil exames de PSA. No momento de agendamento, o paciente receberá a guia com data e horário da coleta do exame de sangue.

O exame de PSA é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA)

Para participar da campanha é necessário o cadastramento na UBS referente ao bairro do interessado. Quem não tiver cadastrado deve apresentar documentos pessoais, Cartão do SUS e comprovante de residência.

A campanha

A fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, surgiu o movimento internacional Novembro Azul.

Imagem/Reprodução PMV

Durante todos os trinta dias de novembro, são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo como forma de divulgar o movimento.

Comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Sinais e sintomas

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns:

  • Micção frequente.
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido.
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
  • Sangue na urina ou no sêmen.
  • Disfunção erétil.
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A maioria desses problemas pode ser provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais comumente causado por hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata). Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Informações PMV

Clique para ler mais notícias