Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Prefeitura promove capacitação sobre diabetes para médicos da APS da microrregião de Viçosa
16 de novembro de 2022

'}}

Em celebração ao Novembro Diabetes Azul, será promovida a capacitação em Tratamento do DM (Diabetes Mellitus) na Atenção Primária à Saúde (APS)

Em celebração ao Novembro Diabetes Azul, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa está realizando diversas ações de prevenção e tratamento da doença. Uma dessas ações, será a realização do curso de capacitação em Tratamento do DM (Diabetes Mellitus) na Atenção Primária à Saúde (APS).

A capacitação será realizada no dia 8 de dezembro, das 14h às 17h, no Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar (Centro Administrativo Municipal) e será ministrada pelas médicas endocrinologistas do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Lilian Mara Nunes Maia e Isabela Silva de Souza. O evento é destinado a médicos da APS da microrregião de saúde de Viçosa.

A capacitação será realizada no dia 8 de dezembro, das 14h às 17h, no Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar (Centro Administrativo Municipal). Imagem/Reprodução

A doença

A diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O mês de novembro, com destaque para a cor azul, além de ser marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata, também desponta com a campanha Novembro Diabetes Azul, que tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes.

Um estudo publicado, em 2021, por pesquisadores da Fiocruz, no Caderno de Saúde Pública, mostrou que a prevalência de diabetes no Brasil é de 9,4%.

Sintomas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o desenvolvimento da diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático. O tipo 1 da diabetes pode incluir sintomas como:

  • Sede excessiva;
  • Rápida perda de peso;
  • Fome exagerada;
  • Cansaço inexplicável;
  • Muita vontade de urinar;
  • Má cicatrização;
  • Visão embaçada;
  • Falta de interesse e de concentração;
  • Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Diabetes Tipo 1

No caso da diabetes tipo 1, os sintomas surgem de forma abrupta e, às vezes, podem demorar a ser identificados. Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem a diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes. Outro detalhe é que, no geral, a diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

Diabetes Tipo 2

Na diabetes tipo 2, os sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes. A diabetes tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. Ela se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.

Dependendo da gravidade, a diabetes tipo 2 pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Diabetes Gestacional

A diabetes gestacional é um problema que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza depois que o bebê nasce.

Essa diabetes se manifesta quando o corpo não consegue fabricar a insulina em quantidade suficiente. O corpo da gestante precisa, então, produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê. Se o corpo não conseguir fazer isso, a mulher grávida pode adquirir a diabetes gestacional. Além disso, esse nível de açúcar no sangue pode subir devido às mudanças hormonais da gravidez, que interferem na ação da insulina.

Clique e leia mais notícias