Estudantes da Escola Estadual José Assis Pinto desenvolveram um empreendimento mesclando teoria e prática; hortaliças e temperos produzidos para consumo ou venda foi a ideia de negócio
Um empreendimento dedicado à construção de hortas em pequenos espaços para a produção de hortaliças e temperos para consumo próprio ou vendas foi a ideia de negócio desenvolvida por 18 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Assis Pinto, durante a participação no Programa Transformação em Jogo, iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com o Sebrae Minas.
A instituição é uma escola do campo, do município de São Miguel do Anta, na Zona da Mata de Minas Gerais e o ambiente em que estão inseridos inspirou os alunos na criação da possível empresa que ganhou a marca “Construhort”. “Pensamos em possibilidades para empreender, e decidimos por essa ideia porque moramos na zona rural e a gente já sabe como plantar e como cuidar”, contou o estudante, Gustavo de Freitas.
A turma frequenta o Novo Ensino Médio, e faz matérias eletivas, além das já tradicionais do currículo escolar. Duas professoras dessas disciplinas extras conduziram o Transformação em Jogo na instituição, aproveitando o programa para enriquecer as aulas. Dayana Lelis, que leciona sobre Tecnologia e Inovação e Lívia Soares, professora de Introdução ao mundo do trabalho contaram que já pretendiam criar o projeto Jovem Empreendedor, com os estudantes e o programa do Sistema Faemg Senar as incentivou
ainda mais.
O vídeo educativo produzido pela escola relatando a experiência foi um dos vencedores do concurso promovido pelo programa em todo estado. O prêmio de R$ 5 mil está sendo celebrada por todos. “Ficamos muito felizes! O prêmio vai ajudar a melhorar a estrutura física da escola que a gente tanto ama”, comentou a diretora, Edilaine Batista Santa Pereira.
Durante e desenvolvimento do programa as professoras organizaram aulas e palestras com convidados que são profissionais ex-alunos da escola. A administradora, Milene de Freitas Roberto falou sobre empreendedorismo e gestão. “Conhecemos vários modelos de negócios e como empreender exige criatividade, pois para evoluir é preciso inovar”, contou a professora Dayana.
A partir desse conhecimento os estudantes chegaram à Construhort e em busca de capacitação sobre o tema, receberam o engenheiro agrônomo, Gilmar da Silveira que deu lições teóricas e práticas sobre o plantio de hortas. “As palestras foram muito proveitosas, importantes para aprimorar o conhecimento sobre o trabalho que estávamos fazendo e para mostrar a eles possibilidades de carreiras”, pontuou a professora Lívia.
A prática conduzida pelo agrônomo foi realizada na escola, em um espaço que, em outra época, já havia sido uma horta. Os estudantes colocaram a mão na massa e construíram canteiros, aprenderam a preparar, separar as mudas e plantar. O espaço revitalizado ganhou mudas de temperos como alecrim, salsa, cebolinha, hortelã e oréganos e hortaliças como a couve.
Essa etapa de aprendizado continuou com uma técnica para conhecer o cultivo de hortas suspensas na propriedade rural de Márcio dos Santos Leles. Além de produtor rural, Márcio é administrador e especialista em gestão de negócios e compartilhou informações práticas e teóricas com os estudantes.
Ainda em parceria com o Sistema Faemg Senar os jovens participaram do curso Educação financeira e empreendedora, ministrado pelo instrutor Claudeci de Sousa. “Queremos dar continuidade a essa parceria tão enriquecedora para os nossos alunos. Estando no campo temos poucas oportunidades de envolver os alunos em atividades de capacitação, mas o Senar Minas tem como principal público as pessoas do campo, nós abraçamos o Transformação em Jogo e todas as oportunidades de formação que ele oferece”, comentou a diretora Edilaine.
O Programa Transformação em Jogo e o curso de promoção social foram mobilizados na escola pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa. O presidente da entidade, Carlos Eduardo de Andrade celebrou a conquista e destacou a importância de trabalhar com a educação da juventude.
“Quando o Sistema Faemg Senar fomenta esse programa ele está pensando no futuro,
contribuindo para que o Brasil continue a crescer e seja próspero. O país só evolui se o
foco da educação for as crianças e jovens. Ao serem preparados adequadamente, esses
jovens vão desenvolver bem o seu papel social e empreendedor e alcançar melhor
qualidade de vida”, ressaltou Carlos.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis ressaltou que “educar para transformar vidas” é o grande ideal da entidade e proporcionar essa capacitação aos jovens, e vê-los ser premiados pelo trabalho em uma competição estadual é satisfatório.
“O Transformação em Jogo visa desenvolver perspectivas de futuro para os jovens do meio rural e incentivar o seu protagonismo dentro das famílias e do negócio rural. Queremos que eles se engajem nesse movimento e estamos vendo municípios pequenos das Matas de Minas, com grande presença agricultura familiar, se destacando”, concluiu.
Confira a premiação completa e os demais vencedores pelo link:
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/conheca-os-20-jovens-vencedores
Informações Sistema Faemg Senar