Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Baixa adesão ao Censo pode prejudicar recursos destinados à Viçosa
21 de dezembro de 2022

'}}

Caso Viçosa não alcance o número do último Censo (cerca de 72 mil habitantes), a verba vai diminuir, afetando serviços básicos, como saúde e educação.

A operação do Censo 2022 ainda não obteve o mínimo de respostas necessárias e o IBGE de Viçosa alerta para consequências.

Segundo o órgão, existe uma verba que o governo estadual repassa para os municípios, o Fundo de Participação Municipal (FPM), que é destinado, principalmente, para a área da saúde e da educação. O valor desse repasse leva em consideração o número de habitantes residentes do município. O IBGE é o órgão responsável pela contagem da população, por meio da coleta do Censo Demográfico.

No ano de 2000, Viçosa tinha 64 mil habitantes e, em 2010, 72 mil. E agora, a poucos dias do fim da coleta, a contagem ainda não passou de 65 mil habitantes.

Caso Viçosa não alcance o número do último Censo (cerca de 72 mil habitantes), a verba do FPM irá diminuir consideravelmente, afetando serviços básicos; como saúde e educação.

Imagem: IBGE e PMV/Reprodução

O IBGE, em parceria com a Prefeitura Municipal, tem tentado conscientizar a população que ainda não respondeu o Censo 2022 da importância dessa pesquisa para todos.

Quem ainda não respondeu ao Censo, basta clicar no link abaixo e informar que deseja responder ao Censo Demográfico (https://bit.ly/quero-responder-ao-censo).

Para sanar dúvidas e obter mais informações, o telefone da sede do IBGE de Viçosa está disponível pelo número (31) 3891-2076.

Clique para ler mais notícias