Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Criação do Ministério das Mulheres é celebrado pela Coordenadoria
9 de janeiro de 2023

'}}

Criação de Plano Municipal de Políticas Públicas para o setor é prioridade.

O ano de 2023 será de muitos desafios para a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Viçosa, órgão ligado à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Estratégico. Após a conclusão da estruturação do setor pela Administração 2021/2024, o momento é de expandir as atividades com a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, prioridade para este ano e que irá criar novos parâmetros de atuação na causa. Outro fator importante e muito celebrado pela gestão municipal é a criação do Ministério das Mulheres pelo Governo Federal, o que permitirá melhor direcionamento de recursos aos municípios. Para os próximos dois anos a meta da Secretaria de Administração é garantir um planejamento fixo e seguro para a próxima década.

Durante os primeiros dois anos de gestão, a Secretaria de Administração e Planejamento Estratégico traçou como prioridade junto ao prefeito Raimundo Nonato Cardoso a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a tão desejada volta do Projeto Casa das Mulheres, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e o Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Ao longo dos dois anos, a coordenadora do setor, Gabrielle Wakim, conduziu a pauta dos direitos da mulher e combate a violência, assédio e discriminação em todos os âmbitos.

Criação de Plano Municipal de Políticas Públicas para o setor é prioridade. Imagem: PMV/Reprodução

A promoção de rodas de conversa, eventos junto às demais secretarias, a volta do Observatório sobre a violência contra as mulheres e a captação de recursos para dar continuidade aos projetos no setor foram muito celebradas pelo secretário de Administração e Planejamento, Luan Campos. “A Gestão Raimundo conseguiu, em dois anos, promover um salto em espaço físico e formulação de políticas públicas adequadas à pauta. Agora, é o momento de plantarmos a semente para os próximos dez anos, com um plano que obrigará gestores futuros a realizar o correto planejamento da aplicação dos recursos em prol desta pauta tão importante”, afirmou.

Para o próximo biênio, a meta é, além de criar e implantar o plano municipal, garantir espaço fixo da Semana Nacional das Mulheres no calendário oficial do município e buscar ainda mais recursos para inflar a coordenadoria e expandi-la para a comunidade em geral. Isso, de acordo com Gabrielle, poderá ser possível ainda este ano com a criação, pelo Governo Federal, do Ministério das Mulheres, que será chefiado em nível federal pela especialista em gênero e violência contra a mulher, Cida Gonçalves.

Para Gabrielle, ter um espaço definido em nível federal garante maior organização e sincronização dos objetivos do país para a promoção dos direitos das mulheres. “Ter um ministério em Brasília nosso, que defenda a igualdade de gênero, o enfrentamento à violência de todas as formas, a promoção à igualdade no mercado de trabalho nos dá esperança de que algo muito positivo vai nascer este ano. Agora, além de planejar as políticas para as mulheres em nível municipal, poderemos ter uma voz competente e com autoridade no assunto para alinhar junto ao estado e aos municípios um planejamento comum a todos. É uma grande vitória para nós, mulheres”, comemorou a coordenadora. 

Informações PMV