Por meio do aplicativo gov.br é possível realizar a comprovação de vida para recebimento do benefício
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) lançou, neste mês, a Prova de Vida digital pelo aplicativo gov.br.
A ação é fundamental para que o beneficiário comprove que ainda está vivo, no respectivo mês de aniversário, para que o que pagamento a que tem direito seja efetivado.
Atualmente, o Ipsemg contempla cerca de 38 mil beneficiários que precisam realizar a prova de vida anualmente. “Esse é um processo adicional aos meios que nós já temos, e tem como objetivo proporcionar mais conforto e facilidade para nossos beneficiários”, destaca o gerente de Conformidade Previdenciária, Marcelo Nascimento Soares.
O Instituto reforça que, mensalmente, o Diário Oficial de Minas Gerais publica o nome dos beneficiários que precisam realizar a prova de vida no respectivo mês.
Passo a passo sobre como fazer a Prova de Vida digital no aplicativo gov.br
1. Baixe e acesse o aplicativo gov.br (disponível para Android ou iOS);
2. Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
3. Após acessar o aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
4. Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
5. Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado";
Recadastramento presencial
A realização do recadastramento presencial continua ativo nas Unidades Regionais do Ipsemg.
Para isso, é necessário consultar os endereços e a necessidade de agendamento prévio. Para conferir, acesse o site do Ipsemg.
O agendamento eletrônico nas Unidades Regionais deverá ser realizado nesta página ou pelo aplicativo MG App, disponível para download, gratuitamente, nas plataformas Android ou iOS.
Caso o beneficiário resida em uma cidade que não tem unidade regional do Ipsemg, basta seguir este passo a passo. Clique aqui.
Em situações em que o pensionista esteja impossibilitado de locomoção por problemas de saúde, solicite a visita domiciliar por meio do Lig Minas, no 155 (telefone fixo) ou (31) 3069-6601 (celular ou fora do estado).
Informações Agência Minas