Minas Gerais foi o estado que mais registrou casos de feminicídio em 2021; a campanha "botar tudo em pratos limpos” foi lançada nesta quinta-feira (26).
Em 2021, Minas Gerais foi o estado que registrou maior número de casos de feminicídio no Brasil. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, foram 155 casos, ou seja, três a mais que em 2020. Além disso, no Estado a cada dois dias uma mulher morre vítima de violência doméstica. Pensando em combater os casos, o Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (26), a campanha “botar tudo em pratos limpos” e reforça que “em briga de marido e mulher se mete a colher sim”.
Com o intuito de coibir os casos, a campanha reforça que é possível denunciar pelo telefone 181. O Disque Denúncia, que completou 15 anos em 2022, é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ação será passada em emissoras de rádios e TVs e nas redes sociais.
No Brasil, 3.878 mulheres foram vítimas de homicídio. Dentre esses casos, os de feminicídio, que é quando a vítima é assassinada pelo fato de ser mulher, chegaram a 1.341, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em 50% dos episódios, as mortes foram causadas por facas, tesouras ou canivetes e são causadas por maridos, namorados, ex-companheiros, entre outros.
Para realizar uma denúncia, a vítima pode ligar para o 181 ou ir na página da Delegacia Virtual, onde é possível registrar ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva. Além desses meios, as vítimas também podem utilizar o aplicativo MG Mulher, disponível gratuitamente para Android ou iOs. No aplicativo, a vítima pode ver endereços das delegacias mais próximas e orientações para as vítimas.
Minas Gerais também conta com casas de acolhimentos para mulheres que foram vítimas de feminicídio.