Vigilância Sanitária vistoria comércios e proíbe uso e venda de pomadas para cabelo
16 de fevereiro de 2023

As pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos causaram cegueira temporária em diversas pessoas pelo Brasil; Anvisa já havia interditado o uso e comercialização das pomadas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após o recebimento de denúncias e informações sobre casos de cegueira temporária e traumas oculares causados por pomadas de cabelo, que fixam tranças e modelam os fios, publicou, no último dia 09, a Resolução 475, em que interdita todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. O uso e manipulação desses produtos, além de cegueira temporária, causam fortes ardências nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira e vermelhidão.

Vigilância Sanitária de Viçosa vistoriou comércios e interditou pomadas capilares. - Imagem: PMV/Reprodução

Diante disso, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Viçosa, através da Vigilância Sanitária, realizou inspeções em estabelecimentos comerciais da cidade e promoveu interdições dos produtos encontrados. O propósito é retirar do mercado as pomadas para modelar e trançar cabelo existentes no município.

A Vigilância Sanitária Municipal orienta os consumidores e profissionais de Salões de Beleza a não usarem e nem adquirirem estes produtos, uma vez que a manipulação e utilização de todas as pomadas para trançar cabelos estão proibidas pela Anvisa, enquanto a medida vigorar.

O Departamento Municipal de Vigilância em Saúde informa que a medida cautelar é preventiva e temporária com o intuito de proteger a saúde da população.

A avaliação de risco feita pela Anvisa, em conjunto com o Ministério da Saúde e com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, indica que, diante do número de ocorrências, da distribuição geográfica e da diversidade de marcas envolvidas, a medida mais segura é interditar todos esses produtos até que todas as providências possíveis sejam adotadas para evitar novos eventos indesejáveis.  

Imagem: PMV

Informações PMV