A gestão acontecerá durante o próximo biênio; a nova presidência do Conselho Administrativo também foi eleita
O Sistema Faemg Senar é a nova instituição gestora responsável pela articulação das ações do Centro de Excelência do Café da Região das Matas de Minas (CEC Matas de Minas) para o próximo biênio. A decisão foi unânime entre os representantes das entidades públicas e privadas que compõem o CEC Matas de Minas que se reuniram em Viçosa, sede da organização. Na ocasião, também foi eleita a nova presidência do Conselho Administrativo.
O diretor técnico e superintendente, Christiano Nascif, esteve na reunião e destacou que a missão assumida converge com o principal objetivo do Sistema Faemg Senar de atender às necessidades dos produtores rurais.
Nascif lembrou ainda que o CEC Matas de Minas poderá ser uma extensão do Centro de Excelência da Cafeicultura que será inaugurado em Varginha, em março. “Queremos colaborar com o desenvolvimento da cafeicultura regional colocando nosso trabalho à disposição e contribuindo para potencializar e apoiar as ações de todas as instituições que fazem parte do CEC”, acrescentou.
A atribuição era desempenhada anteriormente pela Universidade Federal de Viçosa, e o superintendente do CEC Matas de Minas, José Luiz Rufino, enfatizou que a entidade une esforços para o desenvolvimento do agronegócio café há mais de 15 anos, e neste momento está numa fase de reestruturação. Para ele, a gestão do Sistema Faemg Senar será importante nesse processo pela qualidade e diversidade das ações que realiza, e pela experiência de trabalhar em parceria. “A pandemia de covid-19 limitou nossas ações e agora estamos nos preparando para uma nova fase. A cafeicultura das Matas de Minas mudou muito e precisamos elaborar um plano de trabalho atualizado que contemple a tecnologia, a qualidade dos cafés que produzimos, a mitigação dos efeitos de emissão de carbono, entre outros”, ressaltou.
Nova diretoria
O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, foi eleito o novo presidente do Conselho de Administração do CEC Matas de Minas. Também fazem parte da nova diretoria o vice-presidente, Reginaldo Fialho, representante da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural e a secretária, Simone Sampaio, produtora de café representante da Associação de Cafés Especiais de Araponga (ASCA) e da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA - Brasil).
Marcos Reis destacou que o CEC Matas de Minas é multi-institucional e que o principal objetivo do Sistema Faemg Senar à frente do Conselho será manter a congregação das entidades em prol do desenvolvimento sustentável da cafeicultura. “Já executamos diversas ações na região, e podemos agregar ainda mais com esse trabalho conjunto em benefício dos cafeicultores”.
Para a nova secretária, Simone Sampaio, a expectativa é de que a aproximação das instituições reforce as potencialidades do trabalho coletivo. “Esperamos promover e fortalecer, cada vez mais, os cafés e a Região das Matas de Minas”, disse.
“O CEC Matas de Minas tem um papel fundamental de articulação para que não haja sombreamento das ações e atividades das diversas entidades envolvidas. Isso ajuda muito o setor produtivo a ser mais eficiente e organizado. O Sistema Faemg Senar e a diretoria eleita chegam com novas ideias que se somam à experiência dos antigos gestores para fazer um excelente trabalho”, comentou o assessor técnico da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, Julian Silva Carvalho.
Novos membros
A reunião marcou a adesão de novas entidades como membros do CEC Matas de Minas, entre elas, está a Up Café, associação formada por 25 produtores de 10 municípios da região, com sede em Ervália. Para a gestora da associação, Bianca Bento, "fazer parte da entidade será uma oportunidade de apresentar as demandas dos produtores e desenvolver em conjunto soluções para a cafeicultura regional”.
Centro de Excelência do Café da Região das Matas de Minas
Compõem o CEC Matas de Minas as entidades: Universidade Federal de Viçosa, Sistema Faemg Senar, Embrapa Café, Emater, Sebrae, Epamig, Ima, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, SCAMG, Conselho das Entidades do Café da Região das Matas de Minas, Up Café, Associação de Cafés Especiais de Araponga (ASCA), Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA - Brasil) e Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Viçosa.