Devem participar os artistas, fazedores de cultura e responsáveis por espaços culturais de Viçosa; veja o link na matéria.
A Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes convida artistas, fazedores de cultura e responsáveis por espaços culturais de Viçosa a realizar a revalidação dos cadastros municipais do setor. Iniciada em 2020, a ação tem como objetivo principal mapear efetivamente os agentes culturais viçosenses, coletando dados e números para uma construção mais eficiente de políticas públicas.
“O cadastro de artistas e espaços culturais foi criado para criar um banco de informações quantitativas e qualitativas sobre o setor cultural da cidade. É como se fosse o Censo da Cultura. A partir deste diagnóstico, podemos tomar decisões sobre as nossas ações e sobre a aplicação dos recursos federais, como o das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, que, neste ano, preveem milhares de reais para a produção cultural no município”, explica Thomas Medeiros, secretário de Cultura e articulador da Lei Aldir Blanc em Viçosa em 2020.
Atualmente, o formulário de Cadastro Municipal de Artistas conta com mais de 900 inscrições, sendo as áreas com mais agentes cadastrados a música e a dança, com 321 e 230 respostas, respectivamente. Entretanto, deve-se levar em consideração a rotatividade da população viçosense, que se renova a cada ano. Com pessoas chegando e deixando a cidade, é necessário um banco de dados coerente ao cenário atual.
Desta forma, a Secretaria de Cultura de Viçosa convida todos os artistas e fazedores de cultura residentes no município a revalidar o cadastro realizado anteriormente. Aqueles que ainda não se cadastraram também são encorajados a responder ao formulário, reforçando e renovando as informações de cada segmento do setor cultural viçosense para este ano. O mesmo vale para os espaços culturais de Viçosa, fundamentais para abrigar e realizar atividades artísticas na cidade.
Inscrições: