Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Santa Rita de Cássia é retirada de avenida para restauração
6 de março de 2023

'}}

A imagem da Santa Rita de Cássia, que fica exposta na avenida de mesmo nome, foi retirada do local neste domingo, 5/3, para ganhar uma restauração. O responsável pela repaginação da figura sacra será o Departamento de Patrimônio Histórico, através da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.

A restauração da imagem da padroeira de Viçosa terá participação ativa da Helena Fortes, que chefia o Departamento de Patrimônio Histórico. Ela é formada em Conservação e Restauração de Bens Culturais, pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), desde 1996. Helena, que é devota de Santa Rita de Cássia, afirma que a restauração será uma doação de sua parte, sem nenhum ônus ao município.

A imagem de Santa Rita de Cássia, segundo Helena, apresenta vários defeitos e já está sendo realizado um relatório para levantar todos as avarias. Dentre algumas já observadas, constatou-se que as mãos da Santa estão com os dedos deteriorados, assim como a pintura. Ela está em mau estado de conservação, a ponto de se soltar totalmente de seu pedestal. Além disso, o crucifixo que ela carrega não é o original e foi substituído por um de madeira; e as cores da Santa possuem várias repinturas, realizadas de forma artesanal.

Tendo em vista a representação de Santa Rita de Cássia aos fiéis da cidade, o Departamento de Patrimônio Histórico vai promover alguns dias de visitação ao processo de restauração, que será previamente comunicado e aberto à comunidade.

A Santa Rita de Cássia será devolvida ao seu espaço até maio, mês em que se comemora o dia da padroeira de Viçosa. Terão cerimônias para a apresentação da Santa restaurada, com participação da Paróquia Matriz e da comunidade.  A data ainda será divulgada pelo Departamento de Patrimônio Histórico.

A imagem de Santa Rita de Cássia está em processo de inventário pela Prefeitura Municipal, para levantar informações e dar sequência ao tombamento como patrimônio cultural, a fim de que seja reconhecida pelo seu valor histórico, religioso e simbólico.

A imagem de Santa Rita de Cássia foi retira no domingo, 5/3, para que seja restaurada e entregue antes do dia dela, em 22 de maio.