Vereadores aprovam PL do cordão que identifica pessoa com deficiência oculta
23 de março de 2023

O projeto segue para a 2ª votação na próxima terça-feira (28) e, se aprovado, vai ajudar na identificação de pessoas com doenças ocultas.

O Projeto de Lei (PL) nº 005/2022, de autoria do Vereador Daniel Cabral (PCdoB), vice-Presidente da Casa, e Vereadora Vanja Honorina (PSD) sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta no município de Viçosa, foi aprovado, em primeira votação, durante o Grande Expediente da reunião Ordinária da terça-feira (21). 

Como justificativa, Daniel usou o exemplo  da audiência pública sobre as demandas dos autistas que aconteceu na última semana. “Aos olhos muitas vezes a gente não consegue identificar que essas pessoas têm essa demanda, a gente sabe que quem sofre com esse tipo de coisa às vezes está em local público, na escola ou num banco e acaba que as pessoas pioram, ou agravam ainda mais a dificuldade daquela pessoa”, afirmou o parlamentar, enquanto reforçou que é preciso alertar a sociedade para as deficiências ocultas, e não invisibiliza-las ainda mais. 

O vereador também reforçou que com esse colar de girassol, é possível garantir que os portadores de deficiências ocultas tenham o atendimento mais adequado, propício, para o que demandarem.  E, aproveitou o momento para agradecer também a Vereadora Vanja por assinar esse projeto com ele. Logo após, o Vereador Cristiano Gonçalves (Moto Link) (Solidariede) também parabenizou os parlamentares pelo PL, e disse que “esse projeto chegou em boa hora”. 

Imagem: Câmara Municipal de Viçosa/Reprodução

Em seguida, a vereadora Vanja salientou que o projeto realmente vai fazer diferença na vida das pessoas, não só aquelas que tem deficiência, mas para os acompanhantes e a sociedade no geral. “Além do autismo nós temos inúmeras outras deficiências ocultas, que não são identificadas a olhos. Mas, a partir do momento que temos o cordão, o atendimento se torna mais tranquilo e individualizado”, afirma a parlamentar.

Já o Vereador Edenilson Oliveira (PSD), parabenizou os vereadores pelo “belo projeto”, e sugeriu  que tivessem como emenda, alguns adesivos nos estabelecimentos, para mostrar que aquele local está apto aos PCDs. “É uma forma de informar a população do que se trata, através de uma campanha educativa”, afirmou. O vereador Daniel, parabenizou Edenilson pela ideia, e já solicitou que a emenda fosse acatada para votação.

Por fim, a vereadora Marly Coelho (PSC) mencionou que foi procurada por um grupo de portadores de fibromialgia, para abordar sobre o cordão de girassol. “ Fiquei muito feliz dos vereadores já proporem esse projeto, e podem contar com todo meu apoio também”, afirmou. O projeto foi aprovado por unanimidade, e segue para a 2ª votação na próxima semana, terça-feira (28).