Polícia Militar destacou que a cidade prepara segurança reforçada como trabalho preventivo junto ao Estado de MG. Além disso, não foi recebido qualquer tipo de denúncia.
Na manhã desta segunda-feira, 10, a Sgt. Ivone conversou com a equipe da Rádio Montanhesa e Primeiro a Saber a respeito dos boatos de ataques à escolas da região. Na ocasião, destacou que a Polícia Militar já prepara segurança reforçada preventiva junto ao Estado de MG, mas que, até então, nenhuma denúncia foi recebida. Além disso, ratificou que tudo indica que as mensagens recebidas são falsas.
É importante lembrar que provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto é crime passível de prisão.
A PM detalhou o esquema preventivo que será aplicado. Junto ao Estado de MG, ainda hoje será lançado uma Operação de Proteção Escolar, com objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de alunos, professores e funcionários.
Essa operação será dividida em três esforços: contato dos policiais do PROERD e do PROGEA direto com a comunidade escolar; reforço da patrulha escolar em todas as escolas e reforço do radiopatrulhamento em toda região.
Além disso, a partir das 6h desta Segunda, a Polícia Militar de Viçosa está presente nas salas de aula para acalmar os alunos e a comunidade escolar.
A PM ainda reforça que quaisquer denúncias devem ser comunicadas por meio do canal 190 da Polícia Militar.
Desde o último Domingo, 9, notícias de falsos ataques que circulam em grupos de mensagens de alunos, na região, deixando estudantes e pais apreensivos no retorno às aulas desta segunda-feira. No entanto, a Polícia Civil afirma que são postagens "que não têm origem."
"A orientação é para que as pessoas não repassem informações das quais não sabem a origem, pois podem incorrer em crime/contravenção. A PC vai investigar qualquer possível ameaça ou fakenews e também realizará visitas preventivas às escolas"
Silvério Rocha de Aguiar, Delegado Regional de Ponte Nova.