O evento tem como objetivo discutir políticas públicas e celebrar a cultura indígena, em especial a do povo Puri, originário da Zona da Mata Mineira.
No próximo sábado, 15/4, vai acontecer a primeira edição do “Kanduna Puri”, na Estação Cultural Hervé Cordovil. O evento tem como objetivo discutir políticas públicas e celebrar a cultura indígena, em especial a do povo Puri, originário da Zona da Mata Mineira. A festividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes (Secult) da Prefeitura Municipal de Viçosa, junto ao Movimento de Retomada Puri da Zona da Mata.
O 1º Kanduna Puri será realizado com entrada gratuita e aberta ao público. A programação começa às 14h e inclui cantos tradicionais Puri, roda de caboclo, mesa redonda sobre políticas culturais, cabo de guerra, oficinas, partilha de alimentos, teatro, cinema e artesanato.
O 1º Kanduna Puri emerge como parte da série de eventos da Secult, que visam promover discussões valorosas voltadas para comunidades tradicionais e invisibilizadas, assim como o Reabolição e o Orgulhe-se. Seguindo a mesma premissa, foi criado o Kanduna Puri, tendo como pauta a cultura indígena. O evento acontece no mês em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril).
Para a construção da programação, o secretário de Cultura, Thomas Medeiros, convidou o Movimento de Retomada Puri para a curadoria, dada a grande representatividade e relevância identitária do grupo:
“O Movimento vem trazendo essa discussão de identificação, auto-afirmação e valorização da etnia puri, ancestral do nosso território. É papel da Secult apoiar e dar visibilidade às suas ações como política cultural de memória ancestral e cultural do povo de nossa cidade, além de reforçar a pluralidade nas atividades da secretaria", comenta Thomas.
“As atividades foram pensadas para que, nesse abril indígena, as comunidades viçosenses e das cidades vizinhas possam reconhecer e valorizar a cultura Puri, originária da região”, afirma Helena Joaquina Puri, uma das representantes do Movimento de Retomada Puri Uxo Txori e titular da cadeira de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, Indígenas e de Identidade e Diversidade de Gênero do Conselho Municipal de Política Cultural de Viçosa.
Abraçando como temática central os saberes ancestrais, a primeira edição do Kanduna Puri prevê a conexão com a cultura indígena e o compartilhamento de tradições e conhecimentos que fazem parte da história (e do presente) da Zona da Mata Mineira. “Essas ações são fonte de fortalecimento para as comunidades, porque será um momento de reencontros e partilhas de memórias e Saberes Ancestrais do povo Puri”, complementa Helena.
Para a mesa de partilha, serão preparados alimentos típicos da alimentação puri, de forma a valorizar a cultura alimentar tradicional indígena, e será promovida uma troca de plantas. Os integrantes do Movimento de Retomada convidam todos os interessados a levar mudas, sementes ou alguma comida puri para a ação, reforçando os valores de compartilhamento e união. Também é incentivado que os participantes levem um copo ou caneca, visando reduzir o lixo do evento.
1º Kanduna Puri: Saberes Ancestrais - 15/04 - Estação Hervé Cordovil
14h00 | Abertura: Kanaremunde e Roda de Caboclo
15h00 | Mesa de Abertura com Lideranças Indígenas: A importância das políticas culturais para os Povos Indígenas
16h00 | Atividade dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: Cabo de Guerra
16h30 | Oficinas de Plantas Medicinais e Feitio de Cestaria
17h30 | Mesa de Partilha de Alimentos Puri e Troca de Mudas e Sementes
19h00 | Peça Teatral: "Raiz Conta: Casca, Origem e Tempo", de Adryana Ryal Puri
20h00 | Cine Debate: "Brotos Originários" – Minidocumentário