Organizada pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, a exposição estará aberta durante todo o mês de maio. Além disso, conta com programação de palestras e debates.
O Centro Acadêmico e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFV irão promover, de 5 a 31 de maio, a exposição internacional: Arquitetura Habitacional da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas): Concurso entre Camaradas, 1926.
A Mostra tem como objetivos resgatar e debater a história da arquitetura soviética produzida nos anos 1920, um período de experimentações paradigmáticas no campo habitacional.
Fruto de esforço coletivo, o material que compõe a exposição foi originalmente organizado pela Brigada Académica Interdisciplinaria (BAI) da Universidade Autônoma Metropolitana de Azcapotzalco, no México, em parceria com o Taller Libre de Proyecto Social da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e com o Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca) da Unila, no Brasil.
A mostra já passou pelo México, Venezuela e Argentina, e por diversas universidades do Brasil. Ela conta com o financiamento da Funarbe e o apoio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora.
- Dia 5, às 16h, no auditório da Cead - Palestra de abertura da exposição com Andrea Moassab (Unila).
- Dia 19, às 14h, na sala 203 do DAU – Exibição do filme Solaris, de Andrei Tarkovisk, 1972. Em colaboração com o Cineclube Carcará.
- Dia 26, às 14h, no auditório da Cead – Mesa-redonda de encerramento: Configurações familiares e a questão da habitação, com Gláucia dos Santos Marcondes (Nepo – Unicamp) e Tiago Augusto da Cunha (DAU). A mediação será de Marilia Solfa (DAU).
- Dias 5 a 31, das 7h às 18h, no hall do CEE - Visita à Exposição.