Matriciamento foi realizado em reunião com as duas equipes.
O CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada da Microrregião de Saúde de Viçosa), através da coordenadora técnica, Daniela Neves Ribeiro; da assistente social, Adriana Cristina Firmino; da médica endocrinologista, Lílian Mara Nunes Maia; e da farmacêutica Flávia Aparecida da silva, realizaram matriciamento (produção de saúde onde duas ou mais equipes, de forma compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica), em Canaã, no último dia 28 de abril.
Mas, afinal o que é um matriciamento? Sabe aquele profissional de educação física que organiza atividades com idosos na comunidade onde você trabalha? Ou aquele número de telefone para o qual você liga para saber se deve ou não suspeitar de infarto no paciente que está se queixando de dor torácica? Então, esses são exemplos de apoio matricial.
A visita teve como objetivo repassar informações sobre a produção do município, esclarecer dúvidas a respeito do serviço, além de apoiar a equipe na condução dos casos de portadores de diabetes mellitus.
O CEAE, como ponto da Rede de Atenção Secundária, busca a integração e o fortalecimento das ações da APS (Atenção Primária à Saúde) para os cuidados com os usuários crônicos, crianças, gestantes e mulheres com condições de alto e de muito alto risco à saúde.
Na oportunidade estiveram presentes a secretária de saúde de Canaã, Olívia Maria Lopes David de Souza; a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Patrícia Martins; enfermeiros, médicos, nutricionistas, dentistas e agentes Comunitários de Saúde.