História da padroeira surge desde os primórdios da cidade; Saiba a origem da tradição das rosas e como, historicamente, a Santa se tornou a padroeira das causas impossíveis.
Em 22 de maio, se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas. Além disso, a Santa é padroeira da cidade de Viçosa. Mas você conhece a história de vida da santa e seus milagres? Sabe a história da origem da Igreja?
Sabe-se que ela nasceu na cidade italiana de Roccaporena, uma espécie de vila localizada a 5 km de Cássia, em 1381, e morreu no dia 22 de maio de 1457.
Existe a comprovação de que Santa Rita de Cássia realmente existiu, porque os restos mortais se encontram no santuário de Cássia. Tem registros da vida, sabe-se o nome do pai, da mãe, do marido, dos filhos...
Dayvid da Silva, professor e coordenador do curso de teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Rita teria desejado ser monja, todavia ainda jovem, aos 13 anos, os pais, já idosos, a prometeram em casamento a Paulo Ferdinando Mancini, um homem conhecido pelo seu caráter iroso e brutal. Santa Rita, habituada ao dever não opôs resistência e se casou com o jovem oficial que comandava a guarnição de Collegiacone, presumivelmente entre os 17-18 anos, isto é, em torno aos anos 1387-1388.
O esposo de Rita, que se encontrava envolvido também por vínculos de parentela, foi assassinado. Para evitar a vingança dos filhos, escondeu a camisa ensanguentada do pai. Em seu coração, Rita perdoou os assassinos do seu marido, mas a família Mancino não se resignou e fazia pressão, a ponto de desatar rancores e hostilidades. Rita continuava a rezar, para que não fosse derramado mais sangue, fazendo da oração a sua arma e consolação.
Seus filhos morrem de peste bubônica, e ela, então, entra no convento e se torna freira.
O fato de ela ser padroeira de causas impossíveis tem a ver com a sua própria vida. Uma vez dentro da ordem religiosa, onde viveu por aproximadamente 40 anos, Rita passou a ter uma vida dedicada a orações. "Ela sempre teve uma vida de oração e uma ligação com o símbolo da cruz de forma muito forte. Essa associação das causas dos impossíveis vem de quando ela entrou no meio religioso. Ganhou fama de conseguir tudo o que pedia para Deus por causa dessa rotina de oração", afirma Leandro Faria de Souza, historiador.
Uma passagem famosa da vida de Santa Rita de Cássia é o chamado "milagre da rosa". Já perto do fim da vida, a religiosa teria sido visitada por um parente. A futura santa pediu, então, que o familiar lhe trouxesse uma rosa da casa onde morava. Um detalhe: era inverno na Itália, uma época de temperaturas baixíssimas. No local onde ela tradicionalmente orava, surgiu uma única rosa branca. Este é considerado um dos primeiros milagres ainda em vida de Santa Rita de Cássia.
Outra característica incomum em Santa Rita de Cássia é o fato de que a santa teria um estigma, isto é, uma ferida que representaria o sofrimento de Jesus Cristo na cruz, causada de formas inexplicáveis.
No caso de Santa Rita de Cássia, a chaga seria na testa. É por isso que diversas pinturas e representações artísticas da padroeira das causas impossíveis a retratam com uma espécie de raio de luz na testa. Outras imagens mostram a freira com um sangramento na testa.
"Com a morte, esse estigma se fecha e há relatos de que, em vez de um cheiro ruim, passa a ter um certo cheiro de rosas", completa o professor.
No auge do Ciclo do Ouro, a região dos garimpos gerou a fartura financeira com as riquezas das Minas Gerais. Tinha-se o dinheiro, porém o mercado não estava abastecido. Tal situação deu origem à expansão das fazendas.
Com a presença dos imigrantes, estabeleceu-se um espaço litúrgico, onde o povo se reunia para o preceito dominical. A Ermida de Santa Rita de Cássia constitui-se na atual Igreja dos Passos. É o mais antigo templo da cidade e está conservada no mesmo local onde existiu o primitivo, erguido no princípio do século XIX.
A pequena igreja feita de pau-a-pique, conforme registros históricos, passou por diversas reconstruções. Em seu entorno, iniciou-se o povoamento que originou a atual Viçosa.
O tempo passou e a excelsa e venerável Padroeira ganhou um novo templo que de maior exigiu ainda mais beleza e formosura, indo de Igreja Matriz a Santuário. Em 31 de agosto de 1833, foi erigida canonicamente a Paróquia Santa Rita de Cássia, com a posse canônica de seu primeiro Pároco, Padre José Bonifácio Souza Barradas, que permaneceu no cargo até o ano de 1837.
Conforme registro em seu Livro de Tombo, o Santuário conserva nos anais de sua história a data memorável de 23 de maio de 1961: Dedicação da Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. De fato, foi o segundo templo a ser dedicado na Arquidiocese de Mariana. Antes mesmo da própria Catedral da Sé em Mariana.
Futuramente, a Santa não só teria a igreja em sua homenagem mas também uma das principais avenidas da cidade.
Conforme estudos de Marcos Lanna, as festas dos padroeiros são importantes na rotina das sociedades brasileiras, pois “as festas dos santos padroeiros são um rito de inversão, um momento de liminaridade periódica, de oposição à vida diária, um carnaval com o Santo”.
E realmente a já tradicional festa de Santa Rita reúne os fiéis em muita festa, e esse ano não deve ser diferente. A programação da festa deste ano já foi liberada e você pode conferir aqui: https://primeiroasaber.com.br/2023/05/15/festividades-de-santa-rita-de-cassia-vao-ate-segunda-22-veja-programacao-completa/
Entre os católicos é conhecida uma oração para a santa interceder nas "causas impossíveis". Confira abaixo:
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, chamada santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em Vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a Vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração. (Faça seu pedido) Obtenha a graça que desejo, pois, sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por Vós a minha oração, o meu pedido, por Vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia. Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.
Informações de:
https://www.cnbb.org.br/historia-de-santa-rita-de-cassia/
https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/05/22/dia-de-santa-rita-de-cassia-saiba-quem-foi-e-veja-a-oracao.htm
https://santo.cancaonova.com/santo/santa-rita-de-cassia-intercessora-das-familias-e-das-causas-impossiveis/
https://santaritavicosa.com.br/pagina-historia