Os atendimentos pararam após a suspensão de recurso financeiro pelo Ministério da Saúde, em janeiro deste ano; após o município recorrer, a previsão é que o serviço volte a ser prestado em 3 de julho.
Os leitos que atendem pacientes da ala de saúde mental no Hospital São João Batista podem ser reativados em breve. Isso porquê o Ministério da Saúde vai voltar a repassar recursos financeiros ao HSJB e, segundo a Prefeitura de Viçosa, a previsão é que em 3 de julho retorne a prestação de serviço.
Em 4 de janeiro deste ano o Hospital São João Batista encerrou os atendimentos da Ala de Saúde Mental, após o corte de R$ 673 mil reais anuais, pelo Ministério da Saúde. A administração do hospital foi notificada sobre o corte da verba em 29/12/22 e o motivo seria o não cumprimento da taxa de ocupação mínima exigida.
Por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Rainério Fontes, Secretário de Saúde, oficializou a Secretaria de Estado de Saúde sobre a necessidade da suspensão da medida e que a demanda do Município de Viçosa fosse encaminhada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
De acordo com ele, até então, o município não havia sido notificado da baixa taxa de ocupação onde evidenciou a suspensão do repasse por 90 dias. Após a publicação da portaria suspendendo o repasse, a Secretaria de Saúde se empenhou, junto ao MS, para a reversão da situação, o que acabou acontecendo no dia 18 de abril do corrente ano.
Após uma reunião com o diretor Administrativo do Hospital São João Batista, Renan Carvalhaes, foi informado que a previsão de retorno da prestação do serviço naquele hospital é para o próximo dia 03 de julho.