As baixas temperaturas já 'deram as caras' em Viçosa e a menor temperatura do ano foi registrada na manhã desta terça-feira (16), às 7h, com 11.8°C (Inmet).
A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta semana, vai provocar queda da temperatura do ar, especialmente ao amanhecer, além de baixos índices de umidade relativa do ar, no período da tarde, em boa parte do estado. Dessa forma, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil traz orientações para a população enfrentar as temperaturas mais baixas e o tempo seco.
No Sul de Minas, a temperatura mínima pode chegar aos 2ºC e há previsão de formação de geada com intensidade fraca a moderada. O risco de geada também existe na porção sul das regiões da Zona da Mata e do Triângulo Mineiro.
Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as temperaturas ficarão em declínio nos próximos dias e, entre quarta e quinta-feira (18/5), os termômetros devem ficar abaixo de 12º ao amanhecer, especialmente em região serrana. Além disso, devido à ação dos ventos, a sensação térmica pode ser ainda menor.
O ar seco também vai predominar ao longo da semana. No período da tarde, os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo de 30% em todas as regiões de Minas Gerais, com exceção da faixa leste e nordeste do estado, onde a umidade proveniente do mar mantém o céu com maior cobertura de nuvens.
A queda de temperatura aumenta o risco de incidentes e danos à saúde, por isso fique atento à estas dicas de proteção: