Após mais de 70 dias, a imagem volta ao seu posto original de forma temporária; após as festividades, ela será transferida à Ouro Preto para ser restaurada.
A imagem de Santa Rita de Cássia está de volta, temporariamente, ao seu posto, na Avenida de mesmo nome. Após ser removida por mais 70 dias, a Santa foi recolocada em seu pedestal na manhã de hoje, 19/5, três dias antes das comemorações alusivas ao seu dia. Todo ano ela é enfeitada pelos fiéis e os devotos temiam não ter a presença da padroeira da cidade ali, principalmente neste mês, o que levou a muitas indagações à Prefeitura Municipal sobre o paradeiro da imagem.
A Santa não foi restaurada como pretendido inicialmente, mas teve a pintura renovada pelas mãos do pintor Geraldo Barbosa (Ladinho). Além dela, os canteiros do jardim estão sendo pintados na tarde de hoje (19) e o pedestal está sendo reformado.
Segundo o representante da Secretaria de Obras, a pretensão é que os canteiros sejam finalizados hoje e o pedestal até amanhã, em razão do processo da massa de cimento aplicada. Ele também passará por uma reforma na pintura.
Imagens: Primeiro a Saber
Restaurar a imagem em questão é algo inédito na cidade e foi apoiado pelo Pároco da Igreja Santa Rita de Cássia, Paulo Dionê Quintão. Ela apresenta várias avarias, como mãos com os dedos deteriorados, o crucifixo que ela carrega não é o original e as cores possuem várias repinturas, realizadas de forma artesanal.
O Departamento de Patrimônio da Prefeitura está em contato com especialistas de Ouro Preto para a restauração, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).