A inauguração acontece hoje (19) na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, em Novo Silvestre. A meta é estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito.
Visando promover a educação para o trânsito, será realizada a 1ª Transitolândia nas escolas de Viçosa. O projeto será inaugurado hoje (19), às 16h30, e a escola contemplada é a Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, em Novo Silvestre.
A Transitolândia foi escrita e é dirigida por Letícia Caetano, Chefe do Departamento de Apoio Administrativo e Educação no Trânsito, com apoio da Polícia Militar, Agentes de Trânsito, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa.
O projeto foi escrito pela Letícia e começou em 2021, mas teve que parar. Agora ela, em conjunto com os parceiros, dão sequência a esse método educativo. Letícia ressalta que a Transitolândia é a realização de um sonho, confira:
A Transitolândia surge em um contexto no qual o índice de acidentes e mortes no trânsito envolvendo crianças é alto: cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente. (Dados Ministério da Saúde).
Visando amenizar esse cenário, aliado ao papel das escolas de formação educativa e cidadã, o Projeto Transitolândia assume o papel visa estimular no aluno hábitos e comportamentos seguros no trânsito, transformando o conhecimento em ação, por meio de observação, vivências e situações encontradas no seu cotidiano, bem como a interpretação crítica do mundo onde vive, interferindo no seu contexto.
Letícia ressaltou a importância desse projeto na educação primária e revelou o desejo de levá-lo a outras escolas municipais de Viçosa e região:
As aulas serão ministradas pelos professores da grade curricular, ou seja, por profissionais que possuem a didática para trabalhar com crianças e adolescentes. Será abordado com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental conceitos sobre as diferentes realidades que envolvem o trânsito, como semáforo, conduta no trânsito, faixa de segurança e apresentação de algumas placas de trânsito (itinerantes).
Os alunos serão motivados e incentivados em relação ao projeto através de diferentes atividades que trabalham o tema, como por exemplo: livros de literatura infantil, clipe infantil e cartazes. O objetivo é que os conteúdos sejam desenvolvidos de forma lúdica e atrativa, através de música, cartazes, pintura, recorte e colagem. Também terá a simulação da vivência de trânsito e rodas de conversa.
Em 2009, reforçando o indicativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foi publicado pelo Denatran, através da portaria 147, as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito. O trânsito pode ser mesclado em todas as áreas curriculares, como Matemática, Português, Artes, Ciências Naturais, Geografia, como estabelece o texto. As Diretrizes indicam que o trânsito deve ser trabalhado de maneira transversal na Pré-Escola e no Ensino Fundamental. (Imagem abaixo)