Viçosa continua em Estado de Alerta e PMV divulga ações contra dengue
19 de maio de 2023

'}}

Embora Viçosa continue em Estado de Alerta, a Prefeitura divulgou ontem (18) que vem fazendo visitações e contrato de mais agentes de endemias - 39 no total.

Viçosa continua em Estado de Alerta, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Dados lançados na última sexta-feira (12) confirmam que, desde janeiro de 2023 até a última sexta-feira, 12 de maio, o Município de Viçosa registrou 514 notificações de dengue, com 370 casos confirmados, 76 descartados e 68 casos em investigação, somado a 3 casos de chikungunya confirmados de pacientes procedentes de outros municípios.

Entretanto, a Prefeitura divulgou nesta quinta-feira, 18, que "com atuação efetiva do Setor de Vigilância Ambiental, vem colhendo resultados positivos com o trabalho de monitorando do mosquito Aedes aegypti em todo o município".

O Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) realizado nesse período, apontou resultado de 1,6%. O Ministério da Saúde classifica que até 0,9%, o risco de infestação é baixo, já no intervalo entre 1 e 3,9% a situação é de alerta; e quando igual ou superior a 4% é considerado risco de surto.

Ação de combate

Segundo a Prefeitura, a Vigilância Municipal em Saúde realiza visitas para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

[...] visitas domiciliares para tratamento focal, realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis e terrenos baldios; em pontos estratégicos como cemitérios, depósitos de ferros velhos e demais áreas de relevância, realizando UBV em locais com casos suspeitos de dengue, chikungunya e zika vírus, além de atendimentos às denúncias e orientações a população sobre o assunto."

Assessoria da PMV

MPMG cobra município

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais divulgou nesta terça, 16, que manteve a sentença que condena o município de Viçosa por não adotar medidas de combate ao Aedes aegypti. A decisão é com base nos anos de 2017, 2018 e 2019. A multa chega a R$100mil reais.

De acordo com a Assessoria da PMV "a atual administração municipal vem cuidando de atender as exigências tendo contratado mais agentes de endemias - 39 no total - reforçando as visitas domiciliares e em locais de riscos."

Ainda segundo a Prefeitura, a decisão não é definitiva e é objeto de questionamento pelo Município de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade