As atividades vão acontecer na Estação Cultural Hervé Cordovil e se estendem até o domingo (28), com entrada gratuita.
Começa hoje, 23/5, a 3ª edição do Festival Literário de Viçosa (FELIV), a partir das 19h, na Estação Cultural Hervé Cordovil. As atividades se estendem até o próximo domingo, 28/5, e tem entrada gratuita garantida.
Hoje será a abertura oficial do FELIV e terão lançamentos de livros: “Redemunho”, de José Vecchi de Carvalho, titular da cadeira de Literatura no Conselho Municipal de Política Cultural e curador do 3º FELIV; “Cinéfilo 2”, de Roberto D’Arte, suplente de Vecchi no CMPC; “Leny e o Informante”, de Erly Teixeira; e “Camuflar”, de Sara Batistelli. Na ocasião, também serão lançados os e-books com os contos, poesias e desenhos selecionados na última edição do Festival.
Às 16h, o FELIV estará presente com pequenas ações durante a Feira Livre da Estação. Já na quinta-feira, a partir das 19h, as atividades são novamente voltadas para o lançamento de livros. Cinco títulos farão sua estreia: “Entre Margaridas e Fissuras” de Iza Laner; “o vazio transborda” de Aziul'; “Inspirações & pretextos” de Wantuelfer Gonçalves; “Simplesmente Bel” de Eduardo Santos; e “Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e a literatura comparada” de Natalia Santos.
A sexta-feira conta com um bate-papo sobre a importância e o funcionamento de clubes de leitura, às 19h, com a participação do clube “Leia Mulheres” de Viçosa e sua mediadora, Carol Perricone. Em seguida, será realizado um sarau, aberto à participação dos presentes.
As atividades de sábado começam com três oficinas: escrita criativa às 8h, literatura fantástica às 10h e produção de zines às 14h. Todas terão 2h de duração e necessitam de inscrição prévia para participação. Às 16h, o espaço contará com uma apresentação de trabalhos sobre literatura de estudantes do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Em seguida, às 18h, será realizada uma mesa redonda sobre Literatura e Cinema, com Roberto D’Arte e José Antônio Pereira. As ações seguem às 19h30, com uma palestra sobre O Grande Sertão Veredas, e a noite se encerra com um show de voz e violão de Gilson Reis, às 21h.
Encerrando o Festival, o domingo terá a tradicional feira cultural do FELIV, com venda de livros, música com a Banda Flora e praça de alimentação, além das atividades do Dia do Brincar, realizadas pela Secretaria de Educação e pelo Departamento de Esportes e Lazer.