Encontro ocorreu na última sexta e serviu para tratar sobre melhorias no atendimento e a essencialidade do trabalho em rede.
Aconteceu na manhã da última sexta-feira, 26, no auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), a segunda reunião de membros da comissão Instituída da Secretaria Municipal de Saúde, para tratar sobre o tema "Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)” na saúde.
O encontro teve como objetivo propor melhorias no acesso de medicamentos para um protocolo específico que será destinado para melhorias no tratamento do transtorno. A ação foi deliberada após a audiência pública que aconteceu na quinta-feira, 16 de março, na Câmara Municipal de Viçosa, onde os membros discutiram sobre a essencialidade do trabalho da rede em pensar estratégias para melhorar os atendimentos das pessoas com autismo.
Ainda sobre o encontro, foram discutidos com algumas entidades e convênios privados, uma proposta para aumentar a rede de atendimento, assim como, um desenho para esquematizar a ampliação dos atendimentos clínicos e educativos. Além disso, a Secretaria de Saúde apresentou um levantamento dos pacientes que se encontram hoje com o diagnóstico fechado de autismo na rede de Viçosa.
Houve por fim, uma apresentação de um projeto da Univiçosa que propõe algumas atividades a serem realizadas para auxiliar nesses tratamentos. Assim, ficou definido que os membros da comissão irão elaborar uma contraproposta na prestação dos serviços para abranger os pacientes e familiares, envolvendo o acesso às especialidades da fisioterapia, psicologia, equoterapia e sistemas de programação.
Após a reunião, o grupo esteve reunido para discutir novas ações da comissão e encaminhamentos de avanços que serão deliberados na próxima reunião, no dia 30 de junho. As reuniões da comissão aconteceram mensalmente para deliberar as novas atividades.
INFORMAÇÕES DA PMV