Tempo seco aumenta alerta para queimadas na região
9 de junho de 2023

'}}

Em Viçosa, apenas na última quinta-feira, 8, foram registrados quatro incêndios do chamado "fogo no mato".

Junto com o período de estiagem, o alerta das queimadas na região se acende. De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, apenas na última quinta-feira, 8, foram registrados quatro incêndios em pastos, os popularmente chamados "fogo no mato".

Segundo a corporação, a baixa umidade do ar e a vegetação seca característica desta época do ano, geram um aumento do número de ocorrências de incêndios em vegetação.

+ Na última quarta, um incêndio em pasto queimou quase um hectare de pasto em Viçosa. https://primeiroasaber.com.br/2023/06/07/incendio-em-vicosa-queima-quase-um-hectare-de-pasto/

IMAGEM ILUSTRATIVA. Foto: jus.br

O que as queimadas causam?

Além do impacto ambiental, a fumaça produzida pelas queimadas também afeta a saúde das pessoas, especialmente aquelas com doenças respiratórias, isso porque, dependendo do material que está sendo queimado, a fumaça pode ser tóxica, causando danos ainda maiores. Os problemas provocados pela inalação da fumaça são diversos. Os sintomas mais leves incluem dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. É importante destacar que a fumaça gerada pelo fogo, dependendo da quantidade de material inflamável, pode viajar vários quilômetros e atingir outras cidades.

Em um tempo seco que já potencializa as doenças respiratórias, as queimadas só prejudicam a comunidade.

Fogo em mato é crime ambiental

Além de ser um crime ambiental, colocar fogo em lixo, principalmente próximo a áreas de vegetação natural, pode gerar graves acidentes e consequências para a fauna e flora. É importante ressaltar que atear fogo não soluciona a problemática de insetos e de lixo perto das residências.

Em caso de emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.