A ação teve como objetivo principal entender o contexto familiar dos usuários, levantar dados e definir as melhores estratégias de encaminhamentos adequados, de acordo com a demanda de cada um.
A 1ª Abordagem Coletiva de Rua, foi realizada na noite desta quarta-feira (14), pela Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com os setores da Alta Complexidade e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O foco foi nas pessoas em situação de vulnerabilidade social, que se abrigam nas ruas da cidade.
A ação teve como objetivo principal entender o contexto familiar dos usuários, levantar dados e definir as melhores estratégias de encaminhamentos adequados, de acordo com a demanda de cada um. No primeiro momento, foram abordadas algumas pessoas na região central de Viçosa e em ruas adjacentes.
As equipes, compostas por psicólogos e assistentes sociais, concluíram que a maioria do público abordado é do sexo masculino e, em algum momento, já foi acompanhado pela Assistência Social Municipal. Algumas dessas pessoas estão nas ruas devido ao uso de álcool e drogas, ocasionando, por consequência, conflitos familiares. Durante a abordagem, uma pessoa foi acolhida pela equipe da Alta Complexidade e encaminhada à República Municipal Nosso Lar.
Vale ressaltar que esse tipo de iniciativa facilita o trabalho em rede, pois, muitos desses usuários necessitam de outras ajudas, além da assistência social, como saúde e, em alguns casos, educação e inclusão produtiva.
A população, ao se deparar com alguma pessoa em situação de rua, pode entrar em contato através dos telefones: 3874-9106 (República Municipal); 3874-9358 (CREAS); 3874-8395 (Assistência Social).