Foco é atender as necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Projeto foi lançado nesta segunda-feira (12).
A Prefeitura de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa firmaram parceria para melhorar a acessibilidade na cidade. O projeto apresenta propostas de rotas acessíveis em Viçosa que serão projetadas considerando as necessidades e demandas das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a fim de proporcionar melhor acessibilidade em seus deslocamentos.
Desenvolvido pelo do Departamento de Engenharia Civil da UFV (Universidade Federal de Viçosa), e coordenado pela professora Maria Cláudia Sousa Alvarenga, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Fazenda, por meio do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, e com a participação do GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa).
O lançamento oficial do projeto aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12, no Salão Nobre Professor Arduíno Bolivar do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer, quando foram apresentadas as ações que deverão ser desenvolvidas e mostrados os pontos críticos de calçadas em desníveis (pisos mal conservados, degraus), postes instalados em locais impróprios, rampas de garagens invadindo as faixas livres, e lixeiras instaladas e árvores plantadas fora da faixa de serviço.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil, 23,9% da população é portadora de algum tipo de deficiência. Em Viçosa, esse percentual é de 23,7%, sendo que 5,4% são portadoras de deficiências graves. Os números apontam para uma população de 17.091 pessoas com deficiências; 3.890 com deficiências graves e 8.168 idosos. A conclusão é de que pessoas com algum tipo de deficiência ou redução de mobilidade não conseguem trafegar nas ruas da cidade com segurança e autonomia.
O MOVA – Movimento Viçosa Acessível tem por meta capacitar profissionais da construção civil promovendo a eles o conhecimento sobre as diretrizes e práticas de acessibilidade na concepção e execução de projetos urbanísticos para o fundamental desempenho na criação de ambientes acessíveis. Através dele, deverão ser identificados os locais onde há barreiras que dificultam ou impedem o acesso de pessoas com deficiência ou de aquelas que possuem mobilidade reduzida. O projeto é vinculado ao Plano de Mobilidade Urbana do Município de Viçosa (Lei Municipal 2.823 de 2020).
O MOVA chama, ainda, a atenção para o pleno cumprimento da NBR 9050, norma reguladora criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece diretrizes de acessibilidade para edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
De acordo com a professora Maria Cláudia, aplicar o projeto de forma efetiva contribuirá para trazer qualidade de vida para todos, além de auxiliar no cumprimento de diversas legislações vigentes.
Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização e Cadastro Econômico, Layra Santos, a Prefeitura de Viçosa, há dois anos, através da Secretaria Municipal de Fazenda, vem desenvolvendo ações voltadas para a promoção de uma melhor acessibilidade nas vias urbanas. De acordo com ela, o MOVA, desenvolvido em parceria com a UFV, vem complementar essa iniciativa, no sentido de cumprir a meta do Plano de Mobilidade Urbana de Viçosa.
Participaram da Mesa Diretora do lançamento do projeto, o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso; o chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFV, Júlio César de Oliveira; o secretário municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza; a chefe do Departamento Municipal de Fiscalização e Cadastro Econômico, Layra Santos; a fiscal de Obras e Postura do Município de Viçosa, Alessandra de Souza Cassemiro; e o vereador Marcos Cardoso, vice-presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Viçosa.