Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Secretário de Zema, Igor Eto deixa o cargo após insatisfação no governo
28 de junho de 2023

A saída de Igor Eto do cargo de Secretário de Governo deixa uma lacuna na administração de Romeu Zema

Igor Eto não ocupa mais o cargo de Secretário de Governo da administração Romeu Zema. A exoneração foi comunicada pelo próprio Eto a deputados e foi resultado de uma decisão do governador, segundo informações apuradas pela Itatiaia.

Após três anos à frente da Secretaria de Governo, Igor Eto deixa o cargo marcado pela insatisfação do governo com o ritmo lento das privatizações. Ele assumiu a pasta em meio à crise desencadeada pelo veto do governador ao reajuste da segurança pública em março de 2020, substituindo Bilac Pinto (União).

Nos últimos dias, Igor Eto buscou apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), na tentativa de se manter no cargo. Os dois tiveram uma conversa na noite de segunda-feira (26) e almoçaram juntos nesta terça-feira (27).

O governo Zema confirmou a exoneração às 19h04 desta terça-feira e afirmou que a saída de Igor Eto ocorreu em comum acordo. Juliano Fisicaro Borges, secretário-adjunto de Governo, assumirá interinamente o comando da pasta.

Em comunicado divulgado à imprensa, o governador Romeu Zema agradeceu a atuação de Igor Eto, mencionando que ele enfrentou um desafio complexo e conduziu seu trabalho com sensibilidade e articulação. O governo divulgou uma nota à imprensa, cujo teor completo pode ser conferido abaixo:

Nota à imprensa

Comunicado divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 27 de junho de 2023

O Governo de Minas Gerais comunica o desligamento, em comum acordo, de Igor Eto, do cargo de secretário de Estado de Governo (Segov).

Formado em administração de empresas e com atuação no setor privado como analista comercial e coordenador político, Eto assumiu a Segov em 2020, após exercer, por 1 ano e 3 meses, o cargo de secretário-geral.

O governador Romeu Zema agradece o importante trabalho prestado, com dedicação, durante os últimos quatro anos e meio, que permitiram a apresentação, discussão e conclusão de projetos de interesse público, a exemplo do Acordo Judicial para reparação ao rompimento em Brumadinho, garantindo que a empresa fosse imediatamente responsabilizada pelos danos causados às regiões atingidas e à sociedade mineira. À frente da articulação do governo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) neste período, Eto teve fundamental participação na aprovação de propostas essenciais, como a recente reorganização administrativa, que permitiu ajustes na atual estrutura da administração estadual com o objetivo de melhorar o funcionamento das diversas áreas do governo, sempre em benefício da população de Minas Gerais.

“Eto aceitou um desafio muito complexo para qualquer governo e conduziu sua atuação a partir de uma articulação sensível. Só tenho a agradecê-lo”, avalia o governador Romeu Zema.

"Deixo a Secretaria de Governo hoje, em comum acordo com o Governador Romeu Zema, para seguir outros desafios. Agradeço a todos com quem tive o prazer de trabalhar nesses últimos anos, em especial deputados, prefeitos e servidores da Segov. Ao Governador Romeu Zema, toda a minha lealdade", afirma Igor Eto.

Certo da manutenção da atual boa relação entre Poder Executivo e ALMG, o Governo de Minas informa que, interinamente, o cargo de secretário de Estado de Governo será ocupado por Juliano Fisicaro Borges, atual secretário adjunto de Governo.

A saída de Igor Eto do cargo de Secretário de Governo deixa uma lacuna na administração de Romeu Zema. Agora, resta aguardar a nomeação de um novo nome para ocupar a pasta e dar continuidade aos projetos e desafios do governo estadual.

Informações da Rádio Itatiaia

Veja AQUI outras notícias