Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Viçosa: Prefeitura descarta um dos casos suspeitos de febre maculosa
28 de junho de 2023

A Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, informa que um dos casos suspeitos de febre maculosa no município foi descartado após a divulgação dos resultados dos exames realizados em um dos pacientes.

No dia 20 de junho, foi divulgada a existência de dois casos suspeitos da doença na cidade. Os casos estavam em investigação e um deles foi descartado devido a critérios laboratoriais que indicaram outro diagnóstico. O segundo paciente continua em investigação.

Durante a análise dos casos suspeitos, a Vigilância Epidemiológica identificou que os pacientes receberam tratamento imediato ao serem atendidos nas Unidades de Saúde do município. Como os casos não evoluíram para uma forma grave da doença, não houve necessidade de hospitalização.

A Vigilância Ambiental realizou a vigilância da febre maculosa por meio da coleta de carrapatos nas áreas rurais do município, onde havia suspeitas de contaminação. Essas amostras serão enviadas para análise no laboratório de referência da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte, a fim de confirmar ou descartar o segundo caso em investigação.

A Vigilância Epidemiológica reforça que a suspeita ou confirmação de eventos de saúde pública, doenças e agravos listados devem ser obrigatoriamente comunicados à autoridade de saúde, conforme estabelecido pela portaria vigente (PRC 4, de 28 de setembro de 2017, origem: PRT MS/GM 204/2016). Essa comunicação deve ser realizada por médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, sejam eles públicos ou privados.

Conforme estabelecido pela Portaria 204, de 17 de fevereiro de 2016, no Artigo 8º, as autoridades de saúde garantirão a divulgação atualizada dos dados públicos das notificações compulsórias para profissionais de saúde, órgãos de controle social e população em geral.

Informações da PMV

Veja AQUI outras notícias