O objetivo do programa é promover melhorias na acessibilidade, mobilidade urbana e fluxo de trânsito em vias específicas do município.
Aconteceu na tarde da última terça-feira, 4 de julho, ocorreu uma reunião no gabinete do prefeito Raimundo Nonato Cardoso para definir o cronograma de ações do Programa de Mobilidade Urbana "Mais Viçosa". O objetivo do programa é promover melhorias na acessibilidade, mobilidade urbana e fluxo de trânsito em vias específicas do município.
Estiveram presentes na reunião o Secretário Municipal de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos, o diretor de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, Renaldo de Faria, e o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, André Ricardo. Uma das mudanças discutidas é a transformação da Rua Doutor Horta em um calçadão, seguindo o Plano de Mobilidade Urbana do município e o projeto elaborado pelo GEOPLAM (Geoprocessamento, Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa). Para viabilizar essa obra, será lançada uma licitação para contratar a empresa executora.
Também foi discutida a necessidade de revitalização das ruas centrais, incluindo a pintura de meios-fios, faixas de pedestres e faixas de trânsito, além da realização de operações tapa-buracos. A estimativa é que as obras sejam concluídas em 90 dias, com previsão de término em novembro deste ano. Outro projeto elaborado pelo GEOPLAM é a construção de uma passarela de concreto armado na rua Santa Luzia, que começará no início de agosto com recursos próprios do município. O projeto está sendo adaptado para facilitar a entrega dos materiais necessários, considerando as dificuldades de acesso ao local onde a passarela será construída.
Uma medida significativa também foi discutida em uma reunião realizada no último dia 16 de junho, no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião, foram apresentadas as prévias das obras que serão realizadas na Avenida Marechal Humberto Castello Branco e na Rua José Medina Floresta. Foram debatidas propostas de revitalização da avenida, incluindo a construção de um canteiro central para separar as vias de tráfego e a reprogramação do tempo dos semáforos no local.
Para a Rua José Medina Floresta, está sendo estudada uma alteração no fluxo de tráfego de veículos pesados, permitindo que caminhões e carretas de grande porte transitem pela via, aliviando o fluxo na Avenida Castello Branco. Essas medidas visam melhorar a mobilidade urbana e proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente para os moradores de Viçosa. A Prefeitura reafirma o compromisso de investir em projetos que contribuam para o desenvolvimento e o bem-estar da população.
Informações da PMV