Prefeitura ressalta que o espaço não abrigará animais abandonados e estes só serão atendidos se houver riscos envolvendo a saúde.
Viçosa vai receber, nesta sexta-feira, 14, o novo prédio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, edificação construída em terreno próprio do município, na Colônia Vaz de Melo.
A partir desta data, os serviços, que já são prestados pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, passarão a ser oferecidos em um local adequado para um melhor atendimento à população, de acordo com as necessidades epidemiológicas do interesse da saúde pública do Município de Viçosa, como a vigilância da raiva, da febre maculosa, da febre amarela, arboviroses e demais zoonoses.
O imóvel tem uma área construída de cerca de 400 m², que abrange sede administrativa, salas de vacinação e de necropsia; canis coletivos, individuais e de adoção; e depósitos para ração, materiais de limpeza e outros suprimentos.
No espaço acontecerão estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses de forma contínua e sistemática. Não se trata de um canil municipal, clínica ou hospital, ONG e nem Delegacia de Proteção Animal.
A Prefeitura destaca que "no local não será feito resgate de animais, uma vez que não há nenhuma condição de abrigo para nenhuma espécie abandonada". Além disso, os animais serão atendidos se houver riscos envolvendo a sua saúde.