A pesquisa é desenvolvida há 38 anos pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa), calculado pelo Departamento de Economia da UFV, apresentou inflação de 0,05% em junho, indicando que os preços, em média, ficaram praticamente estáveis. O valor foi ainda o menor verificado no município neste ano.
O custo da cesta básica também voltou a registrar queda em junho de 2023 (-0,62%), após duas elevações consecutivas nos meses anteriores. Dos sete grupos que compõem o IPC-Viçosa, cinco tiveram variações positivas de preços e dois, negativas: Vestuário (3,46%); Saúde e Cuidados Pessoais(1,47%); Transporte e Comunicação (0,89%); Habitação (0,40%); Educação e Despesas Pessoais (0,25%); Alimentação (-2,11%); e Artigos de Residência (-1,01%).
Todos os detalhes do IPC-Viçosa estão no boletim anexo, disponível também no site do Departamento de Economia, que, desde 1985, acompanha a evolução dos preços dos bens e serviços pagos pelos consumidores do município. Sua pesquisa tem como público-alvo uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários mínimos.