São cursos de capacitações, exposições, apresentações artístico-culturais e diversas atividades que integram a 93ª edição do evento, que se encerra no dia 28/7.
As atividades da 93ª Semana do Fazendeiro começarão neste sábado (22) e irão até 28 de julho, tendo como tema Crescimento econômico inclusivo e sustentável: um novo olhar para a agricultura. Ao longo de todo o dia (e também da semana), a equipe da secretaria do evento estará realizando o credenciamento dos inscritos nos cursos de capacitação e novas inscrições naqueles que ainda tiverem vagas. Serão 313, além de 23 conversas com especialistas e o workshop Peixes Ornamentais: uma nova oportunidade. Já há inscritos de 16 estados brasileiros.
Haverá ainda a 14ª Troca de Saberes - uma das principais realizações coletivas do movimento agroecológico da UFV e região -, a 14ª Semana da Juventude Rural e a Semana da Mulher Rural, que está completando 10 anos. A expectativa é que cerca de três mil pessoas participem diretamente dos eventos, incluindo os de capacitação. Por meio deles, a Universidade pretende contribuir com o debate sobre a importância do aumento da produtividade e do fortalecimento da estrutura econômica das atividades agropecuárias, sem perder de vista a preocupação de que esse seja um processo socialmente inclusivo e ambientalmente responsável.
Este tema, inclusive, permeará a palestra do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) e ex-aluno da UFV, Antônio Pitangui de Salvo. Na segunda-feira (24), ele fará a abertura oficial da 93ª Semana do Fazendeiro, às 18h, no auditório do Departamento de Agronomia, e toda a comunidade está convidada.
Vale destacar que a 93ª Semana do Fazendeiro tem a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e o apoio das outras pró-reitorias da Universidade e de diversos parceiros. Muitos deles, como Emater, Epamig, Senar, IMA e IEF, dividem o oferecimento de cursos com a UFV.
Durante a Semana do Fazendeiro, uma minifazenda estará montada no campus Viçosa para que os visitantes possam conhecer o processo de produção/beneficiamento da proteína para o consumo humano, bem como ações de educação ambiental. Também haverá o 7º Torneio Leiteiro de Viçosa e região e uma ampla programação cultural, com circuito de visitação aos museus e espaços de ciência da UFV e shows musicais no Espaço Multiuso.
Confira as apresentações musicais programadas para a 93ª Semana do Fazendeiro:
Nos dias 22 e 23, quem passar pela Universidade poderá também conferir a exposição de Antigomobilismo e, ao longo da semana, as feiras de artesanato e de produtos agrícolas, assim como a praça de alimentação com comida mineira. Serão cerca de 150 expositores.
Apesar de tantas opções oferecidas ao mesmo tempo, a UFV dá o exemplo de sustentabilidade promovendo um evento lixo zero e carbono zero. Noventa por cento dos rejeitos gerados são desviados do aterro sanitário e encaminhados à reciclagem, compostagem ou reúso. Há quase 15 anos, a Universidade também zela para que a Semana do Fazendeiro neutralize as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) gerados por meio do plantio de árvores. A iniciativa ajuda a mostrar aos participantes questões ligadas ao balanço de carbono em propriedades rurais e urbanas e temas relacionados às mudanças climáticas.
Todas as informações sobre a 93ª Semana do Fazendeiro estão disponíveis no site e no Instagram do evento e serão divulgadas no site e Instagram da UFV.
Com informações da UFV