Aprimorar atendimento e fortalecer vínculos entre profissionais da saúde e cuidadores dos assistidos pelo Consórcio foi a meta do encontro
No último dia 21 de julho, a psicóloga Laiana Sabioni, integrante da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-2), conduziu uma importante ação de capacitação no abrigo CIACA (Consórcio Intermunicipal para Assistência à Criança e ao Adolescente). Com o tema "Cuidados em Saúde Mental e acolhimento", o evento reuniu cuidadores e colaboradores para abordar questões cruciais no atendimento e bem-estar das crianças e adolescentes assistidos.
Durante a intervenção, houve a participação em uma roda de conversa enriquecedora e com dinâmicas práticas, que promoveram reflexões sobre habilidades sociais, comunicação não violenta e autoestima. A atividade, com duração de três horas, também conferiu certificados de participação aos presentes, evidenciando a relevância do tema e o compromisso com a qualificação dos profissionais.
A iniciativa marca o início de uma série de atividades programadas para promover uma maior integração entre a Estratégia Saúde da Família (ESF), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e os equipamentos de assistência às crianças e adolescentes do município. Essas ações estão alinhadas com as metas da Política Estadual de Promoção à Saúde do Estado de Minas Gerais (POEPS), que visa fortalecer o diálogo intersetorial através da construção de comitês, educação permanente e reuniões de matriciamento.
De acordo com a psicóloga, tais iniciativas são fundamentais para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e o efetivo atendimento à população. Além disso, o diálogo e a colaboração entre os diversos profissionais envolvidos permitem preencher lacunas nos serviços e aprimorar o desenvolvimento e articulação da rede de apoio.
A coordenadora do CIACA, Josenice da Rocha Pires, foi peça fundamental na organização e incentivo à ação intersetorial, destacando demandas pertinentes no serviço. Com essa parceria efetiva entre as instituições, a busca por um cuidado mais abrangente e eficiente das crianças e adolescentes assistidos se torna uma realidade promissora.
INFORMAÇÕES DA PMV