Segundo levantamento do Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, nas últimas quatro semanas Viçosa registrou 04 notificações de dengue. Não há registro de casos de chikungunya e nem de zika. De janeiro de 2023 a 08 de agosto, foram notificados 720 casos de dengue, sendo 568 confirmações, 147 casos descartados e cinco em investigação. Já de chikungunya foram 10 notificações, quatro confirmações e cinco casos descartados e um caso em investigação.
De acordo com o Ministério de Saúde, considerando as últimas quatro semanas epidemiológicas e a população de Viçosa, o registro de até 78 casos de dengue é considerado BAIXO RISCO; de 79 a 236 casos, MÉDIO RISCO; de 237 a 394, ALTO RISCO e acima de 395 casos, MUITO ALTO RISCO.
Ainda assim, o município de Viçosa se encontra em Estado de Alerta, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).
A Vigilância Epidemiológica informa que esses casos são agravos de notificação compulsória e imediata em até 24 horas. De acordo com a PRC 04, de 28 de setembro de 2017, (Origem: PRT MS/GM 204/2016), toda notificação de surto, obrigatoriamente, precisa ser comunicada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, à autoridade de saúde.
Assim, a Secretaria de Saúde recomenda que todo paciente com sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs), de referência de sua residência, para atendimento médico. Segue abaixo os sintomas para você se alertar!
A Secretaria reforça ainda que deixar de notificar um caso de doença, agravo ou evento de relevância para a saúde pública constitui uma infração sanitária, podendo ser adotadas medidas administrativas, sem prejuízo das medidas penais. Além disso, a omissão resulta em subnotificação, o que impacta diretamente no planejamento e no enfrentamento dessas condições.
Para mais informações, consulte Prefeitura Municipal de Viçosa