Na quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu em nota o rumor acerca de um caso de meningite na cidade.
A Vigilância Epidemiológica, em investigação do óbito de um paciente, na faixa dos 0 a 5 anos, enviou amostras ao laboratório de referência no estado, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte. O resultado que retornou atestou negativo para a doença Meningocócica. Agora, as autoridades responsáveis esperam demais resultados sobre possíveis outros agravos que expliquem as causas do falecimento.
Apesar do negativo, a Secretaria alerta que a vacinação é a principal forma de prevenção da doença. Assim, a população deve se prevenir e atualizar seus cartões de vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O Setor de Imunizações e Campanha afirma que todas as UBS's realizam essa atualização dos cartões rotineiramente.
O Setor reforça ainda que atualmente está ocorrendo uma intensificação da cobertura vacinal contra a Meningocócia C para pessoal com 16 anos ou mais que não se vacinaram nos últimos 5 anos
A meningite é uma das doenças, das que podem ser prevenidas por imunização, mais temidas. Isso porque quando atinge a corrente sanguínea, gera um quadro de infecção generalizada - a meningococcemia.
Dentre os principais sintomas estão: dor de cabeça forte, rigidez na nuca e no pescoço com dificuldade de movimentar a cabeça ( o paciente não conseguiria nem encostar o queixo no pescoço, por exemplo).
Caso apresente esses sintomas, procure imediatamente a sua UBS mais próxima