De acordo com o IBGE, a variação do volume das atividades turísticas de Minas Gerais, em abril de 2023, correspondeu a 10,1% no comparativo com abril de 2022. Para efeito de comparação, a variação do volume nacional foi de 1,4% no mesmo período. O estado tem conquistado posição de liderança no cenário brasileiro, obtendo o maior volume de atividades turísticas, além de registrar crescimento superior a 720% em relação à média nacional.
“Tivemos um julho histórico. Nós recebemos mais de 3 mil pessoas em nossa fazenda, em julho, vivendo a experiência do queijo artesanal da Canastra”, exalta o produtor rural e empresário Hugo Faria Leite, que recebe turistas em sua fazenda localizada em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra.
Esse relato do fazendeiro se soma ao de outros produtores mineiros, gestores municipais e membros do trade turístico. Profissionais da área identificam, na prática, o que os números mais recentes têm revelado sobre o crescimento da atividade turística em Minas Gerais.
"O turismo de experiência vem crescendo. Atualmente, recebemos grupos de 30 a 35 pessoas provenientes de outros estados”, pontua Freitas, que identifica no setor um reflexo das ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). “Especialmente no que diz respeito à valorização da Mineiridade, assim como o pleito dos Modos de Produção do Queijo Minas Artesanal a patrimônio da humanidade", acrescenta o gerente.
Segundo o gerente executivo, a promoção de feiras e eventos também tem impulsionado e fortalecido o segmento. "São 70 produtores associados, com uma produção média mensal de 52.500 quilogramas. Diante desse cenário favorável, haverá um incremento na produção nos próximos meses para atender à demanda turística na região”, completa Freitas.
Essa expansão da atividade turística não se limita à Serra da Canastra. Em Poços de Caldas, no Sul de Minas, por exemplo, a ocupação hoteleira chegou a 100% em julho. Conhecida por suas fontes termais, a cidade recebe aproximadamente 1,6 milhões de turistas por ano, e a projeção é de aumento nos próximos meses.
Recentemente, Gisele Bündchen, referência internacional de moda, publicou em seu perfil pessoal no Instagram sua experiência no Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, na Zona da Mata. “Que lugar mágico! Estou recarregada e inspirada!”, vibrou a modelo em sua rede social.
Sobre o marco, o secretário da Secult de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, reforça que a conquista desses resultados de liderança demonstram a força da gestão pautada na transversalidade entre a cultura e o turismo.
Informações por Agência Minas