Na última quinta-feira, 17 de agosto, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, realizou um Workshop sobre Patrimônio Cultural. A ação foi planejada como uma celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado na mesma data.
O evento teve início às 16h, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, e contou com falas breves da chefe do Departamento de Patrimônio, Cíntia Fontes. Em seguida, o secretário de Cultura, Thomas Medeiros, fez uma preleção com o tema “Os Desafios da Gestão Pública Municipal do Patrimônio Histórico”. Na sequência, Ítalo Stephan, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Viçosa (COMPATH), apresentou a palestra "Nossa Cidade, Nossa Memória". A formação teve como foco a importância de se preservar o passado e a história, apresentando conceitos sobre patrimônio cultural e diferentes formas e estruturas de conservação dos bens materiais e imateriais.
O workshop teve um público atento e engajado, composto principalmente por estudantes de graduação e pós-graduação da UFV e da Univiçosa, além de membros do COMPATH e gestores de outros municípios, como Ponte Nova. Ao final da palestra, os participantes comentaram sobre o tema e fizeram perguntas aos palestrantes.
Para Cíntia, chefe da pasta de Patrimônio, o workshop foi altamente proveitoso e uma grande inspiração para futuras ações do Departamento: “Gostei muito da participação do pessoal que estava lá. A gente percebeu como as pessoas se envolveram com o evento e com a discussão. (...) É muito assunto, é inesgotável. Eu fiquei muito satisfeita e empolgada em continuar e promover mais eventos para discutir o patrimônio sempre que possível”, comenta.