Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Reunião entre PMV e artesãos discute sobre o ramo na cidade
22 de agosto de 2023

Encontro com gestores da Cultura e Turismo viçosense aconteceu no dia 17/08

Evento reuniu artesão da cidade e membros da Prefeitura de Viçosa - Imagem: Divulgação/PMV

Na última quinta-feira, 17 de agosto, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Secult) da Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Turismo, realizou uma reunião com o setor de artesanato da cidade. O encontro aconteceu às 14h, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, e teve a participação de 15 trabalhadores do segmento, além do secretário de Cultura, Thomas Medeiros, e o chefe de Turismo, Carlos Henrique Jacob Pinto Coelho (Caíque Jacob).

A reunião teve início com a apresentação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e do Departamento de Turismo. Os gestores das pastas falaram sobre a visão de turismo para a secretaria e o enquadramento do artesanato neste meio, discorrendo sobre possibilidades de incluir barracas de artesanato nos eventos promovidos pela Secult. Thomas e Caíque abordaram, ainda, a Lei 2.718/2018, que institui o Regime Municipal dos Artesãos, ressaltando a importância de trabalhar o artesanato de forma coletiva dentro do turismo, focando na realização de feiras com atrativos culturais para o fortalecimento do setor. Além disso, com Viçosa integrada ao circuito turístico Montanhas e Fé, que abrange mais 24 cidades, há a oportunidade de se realizar intercâmbios entre os artesãos dos municípios.

Na ocasião, também foi realizada a eleição de representantes artesãs para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), apresentando a Lei 3.028/2023, assinada no dia 03 de agosto, que acrescenta, entre outras, uma cadeira específica para o artesanato no Conselho. Os presentes votaram entre quatro pessoas que manifestaram interesse em representar a área. Com dez votos, Lucia Helena Rodrigues foi eleita como titular e Andressa de Abreu, com três votos, como suplente.

Para Caíque Jacob, a reunião do dia 17 foi muito importante para ouvir e entender as demandas dos artesãos viçosenses, além de aproximar o setor do artesanato à administração municipal, estreitando os diálogos para a construção conjunta de políticas públicas voltadas para a área e reforçando o potencial turístico do segmento.

Com informações da Secretaria de Cultura de Viçosa