Sob a organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa vai acontecer, no próximo dia 1º de outubro, a escolha dos novos conselheiros tutelares. O pleito ocorrerá em todo o país elegendo os responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Diferente da eleição anterior, o eleitor somente deverá marcar na cédula de votação apenas o nome de um candidato.
Conforme estabelece o artigo 139 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. Vale destacar que o voto é facultativo para essa eleição, e que quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.
Em Viçosa são cinco vagas em disputa e sete candidatos credenciados: Amanda Gomes Lourenço, Gonçalves, Milena do Serviço Social, Paula Luiza, Pauliene (Cachoeirinha), Tuyllara (Professora Tuty), Vitória Galdino.
A votação se inicia às 8 horas, na Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes (Casb) e vai até às 17 horas. Cada eleitor poderá votar em um candidato e a votação estará aberta a todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município. Eles deverão apresentar o título de eleitor e um documento oficial de identidade.