Samu completa um ano de atendimentos na região de Viçosa
31 de agosto de 2023

A implantação do SAMU na região representou um marco fundamental proporcionando uma resposta rápida e eficaz em situações críticas.

No primeiro ano de operações, o SAMU 192-CISDESTE (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registrou um impacto significativo na região Leste do Sul abrangendo as microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa. Com uma abordagem ágil e vital, a equipe do SAMU realizou um total de 29.254 atendimentos, levando atendimento médico emergencial a quem precisa, quando precisa.

Na microrregião de Viçosa, um total de 6.261 atendimentos foram realizados durante esse período. Dentro desse número, destacam-se 911 atendimentos conduzidos pela Unidade de Suporte Avançado (USA), uma ambulância equipada com médico, enfermeiro e condutor socorrista, para casos que requerem cuidados médicos mais intensivos. Além disso, 3.035 atendimentos foram efetuados pela Unidade de Suporte Básico (USB), composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista, enquanto 2.315 orientações médicas foram oferecidas para auxiliar em situações de urgência.

A macrorregião de saúde Leste do Sul dispõe de quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), distribuídas nos polos das microrregiões, com duas em Manhuaçu, uma em Ponte Nova e outra em Viçosa. Além disso, a região é servida por 19 Unidades de Suporte Básico (USB) nos municípios de Abre Campo, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu (2), Manhumirim, Matipó, Mutum, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Alvinópolis, Jequeri, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, São José do Goiabal, Araponga, Teixeiras e Viçosa.

A implantação do SAMU 192-CISDESTE representou um marco fundamental para a região, proporcionando uma resposta rápida e eficaz em situações críticas. Com uma equipe treinada e recursos de ponta, o serviço tem sido essencial para salvar vidas, garantindo atendimento médico qualificado nos momentos mais cruciais.

O primeiro ano do SAMU 192-CISDESTE ressalta o compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar da comunidade, solidificando-se como um recurso indispensável para enfrentar emergências médicas na região.

Fonte: Samu Cisdeste