O tecnoPARQ está entre os contemplados com a suplementação de recursos concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) às propostas do Edital Parques Tecnológicos. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep anunciaram, na última terça-feira (29), a aprovação dessa suplementação, que será de R$ 240 milhões e irá atender 19 parques tecnológicos do país. O de Viçosa receberá R$ 15 milhões.
Esse recurso será empenhado na expansão do Parque Tecnológico com um Soft Landing Hub para a criação, atração e consolidação de empreendimentos de base tecnológica, visando à promoção da inovação e do desenvolvimento econômico e social regional.
O projeto aprovado pelo tecnoPARQ tem, dentre outros, os seguintes objetivos: expandir o processo de atração de empresas e investimentos, contribuindo para a geração de renda e empregos de qualidade; fortalecer a base científica e tecnológica das empresas vinculadas; robustecer os mecanismos de criação de empresas de base tecnológica e ampliar a infraestrutura física e tecnológica do parque.
Vale destacar que a Finep aprovou a suplementação de recursos junto ao Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Isso só foi possível graças à recomposição do Fundo, ocorrida este ano. Esse aporte atenderá às propostas qualificadas em editais lançados no âmbito do Plano Anual de Investimentos (PAI) 2021 e 2022.
Ao todo, a Finep aprovou 133 projetos, 78 da Diretoria de Inovação e 55 da Diretoria Científica e Tecnológica, esses envolvendo parques tecnológicos.
Confira mais informações no site tecnoPARQ.