Os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário durante a primeira fase (19/6 a 31/7) podem participar da repescagem.
Diante do grande número de pensionistas que ainda não realizaram o censo, e para evitar que os benefícios sejam suspensos, o Censo estendeu o prazo. Essa nova oportunidade começou no dia 18 de agosto e vai até a próxima segunda,18 de setembro. Para ser contemplado, o pensionista deve ter tido o benefício de pensão concedido até 02/06/2023.
Elaine Rocha de Araújo de Andrade, gerente de pensão, reforça que o procedimento é on-line, rápido e fácil de realizar.
“Após fazer o login no sistema o pensionista deve validar os dados pessoais e responder o questionário. Para aqueles que ainda têm dúvida, basta acessar o vídeo com o passo a passo no Youtube Ipsemg Online - afirma Elaine”.
De acordo como o Decreto Estadual nº 48.620/2023, o censo previdenciário é obrigatório e a não participação pode resultar na suspensão provisória do benefício. Assim, para aqueles que tiverem o benefício suspenso, o restabelecimento do pagamento ocorrerá somente após a regularização com a realização do Censo Cadastral Previdenciário.
A realização do censo não descarta a necessidade de o pensionista realizar o recadastramento anual no mês do aniversário por meio da Prova de Vida Digital ou a atualização de dados presencialmente nas unidades regionais do Ipsemg.
Confira como realizar o cadastro:
Caso o pensionista tenha mais dúvidas em relação ao censo, a Diretoria de Previdência disponibilizou uma cartilha com as principais perguntas sobre o assunto. Ela está disponível no site do Ipsemg, menu Serviços e opção Censo Cadastral Previdenciário. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento Lig Minas 155 por telefone fixo ou Whatsapp, no número (31) 3501-5155 e nas unidades regionais do Ipsemg.
Informações por Agência Minas