A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nessa terça-feira (12/9), a abertura oficial do Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (PDGE). Essa é uma realização em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Unibanco.
Disponibilizado por meio de plataforma virtual, a formação a distância é obrigatória para os mais de 3,4 mil diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Em live, a abertura contou com a presença do secretário de Educação, Igor de Alvarenga, da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Cristina Pereira dos Santos Ribeiro, e de representantes da FJP e do Instituto Unibanco.
Pensado para subsidiar e apoiar os gestores escolares, o curso tem uma proposta de atuação inovadora. O princípio guia é a estratégica para o desenvolvimento de uma gestão democrática nas dimensões pedagógica, administrativa-financeira e gestão de pessoal. Além disso, servidores serão capacitados para monitorar processos escolares garantindo o alcance de resultados efetivos.
“É uma formação que estávamos trabalhando há um longo período para que pudesse acontecer. Será um curso a distância, com conteúdos síncronos e assíncronos, e para isso agradeço a parceria com a Fundação João Pinheiro e Instituto Unibanco, que nos ajudaram desde o início para que pudéssemos fazer um curso prático voltada para que o gestor possa exercer o conhecimento dentro da escola”, pontuou o secretário.
O primeiro encontro on-line contou com a roda de conversa “Os desafios da gestão escolar para uma educação de qualidade para todos”. Para guiar a conversa, o professor emérito da UFMG, José Francisco Soares ministrou o encontro. Também participaram a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Cristina Pereira dos Santos Ribeiro, e o diretor-geral da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro.
Os servidores participarão da formação divididos em três entradas, sendo duas ainda neste ano e a terceira em fevereiro de 2024. O curso possui carga horária total de 114 horas para cem escolas com maiores desafios gerenciais. Para as demais, 96 horas com atividades síncronas e assíncronas para todos os participantes.